Normalmente quase se fala na distribuição BackTrack, tende-se de imediato a associar ao Hacking e outras actividades informáticas menos decentes. Todos nós sabemos que a segurança em sistemas de informação é um ponto sensível e cada vez mais, um maior motivo de preocupação por parte dos utilizadores de qualquer tipo de rede, seja ela local ou Internet.
Nesse sentido é necessário possuir as ferramentas certas sendo o Backtrack a suite/distribuição ideal para realizar algumas auditorias aos nossos sistemas e redes. Depois da disponibilização do Backtrack 5 em Maio do ano passado (ver aqui), a equipa responsável pelo projecto disponibilizou a segunda actualização desta versão. Vamos conhecer as novidades desta versão.
Depois de alguns meses de desenvolvimento, algumas correcções, actualizações e inclusão de 42 novas ferramentas, está finalmente disponível o Backtrack 5 R2. O Backtrack possui um conjunto de ferramentas ideais para realizar auditorias de segurança, computação forense,testes aos níveis de segurança,testes de penetração entre outros.
Principais novidades desta versão
- Kernel 3.2.6
- Melhorias a nível de estabilidade nas ligações sem fios
- Considerada a versão mais estável e rápida (dentro das versões já existentes)
- 40 Novas ferramentas
Como actualizar para o Backtrack 5 R2?
Quem já tiver o backtrack 5 instalado e pretenda efectuar uma simples actualização, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
echo "deb http://updates.repository.backtrack-linux.org revolution main microverse non-free testing" >> /etc/apt/sources.list
apt-get update
apt-get dist-upgrade
Veja aqui uma pequena apresentação do Backtrack
O Backtrack é bastante conhecido pelas ferramentas de penetração e auditoria de redes que disponibiliza. Está tudo compilado e pronto a funcionar. Experimentem! Para quem pretender instalar de raiz, deixamos aqui um pequeno guia.Artigos relacionados