Foi anunciado recentemente pelo responsável do projecto ArchLinux, Dieter Plaetinck, a versão Arch Linux 2011.08.19 (após 15 meses de ter sido disponibilizada a versão ArchLinux 05.2010). Esta nova versão traz algumas novidades ao nível do processo de instalação.
O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração.
A simplicidade do Arch não deve no entanto ser interpretada de forma literal, pois o simples neste caso é ter acesso aos ficheiros de configuração do sistema directamente e de forma clara, e não através de GUI’s que segundo a visão dos Dev’s do Arch, apenas complicam o Sistema Operativo, ocultando tudo o que esta por trás!
Como já devem estar a ver, este sabor de Linux não é o mais indicado para utilizadores menos experientes, ou para pessoas que apenas queiram utilizar o computador de forma mais ‘leiga’. No entanto a instalação desta distro, traz muito conhecimento pois obriga o utilizador a perceber o seu funcionamento.
Principais novidades do Arch Linux 2011.08.19
- Suporte experimental para Btrfs e NILFS2;
- Suporte para syslinux bootloader;
- Alterações a nível de formatos de configuração para suporte ao novo rc.conf e Linux 3.0;
- Maior flexibilidade na escolha da source;
- Apresentação da descrição dos pacotes enquanto instala;
- Debugging e logging activos por omissão, adicionado o script /arch/report-issues script;
- Removido o suporte para tcp_wrappers;
Veja aqui todas as novidades