Por Guilherme de Sousa para o PPLWARE Dando continuação ao artigo anterior sobre o ArchLinux, venho agora tentar fazer um ‘apanhado’ das principais duvidas que surgiram, para que a informação não fique perdida nas respostas aos vossos posts e fique assim mais clara para que todos possam ficar mais elucidados sobre algumas características desta distro.
Existe um tutorial passo a passo para a instalação do ArchLinux?
Não só existe um tutorial, como existe uma Wiki, toda ela dedicada à configuração do Arch.
Para terem um guia completo da instalação consultem o Beginners Guide.
O que é afinal o AUR?
O AUR(Arch User Repository), é um repositório pertencente à comunidade do Arch, em que os users podem disponibilizar PKGBUILD’s criadas por si para a instalação de pacotes que não estão nos repositórios oficiais.
Então e afinal o que são PKGBUILDS?
PKGBUILDs são Postscript que permitem através do comando makepkg criar um pacote que o pacman (package manager do ArchLinux) reconheça de forma a que possa ser instalado. Entre outras coisas como patch’s, dependências e etc, contem a forma de compilação do pacote em questão.
Não existe forma mais fácil de utilizar as PKGBUILD’s sem ser através do makepkg e do pacman?
Existe o yaourt! O yaourt (yet another user repository tool), é uma aplicação que utiliza os PKGBUILDs do AUR, e automatiza todo o processo da sua instalação.
No pacman para instalar o pacote ‘app’ faríamos pacman -S app, no caso do yaourt fazemos exactamente a mesma coisa, yaourt -S app. Neste caso o yaourt faz o download do pacote ‘app’ que esta no AUR, compila-o e instala-o através do pacman, tudo de forma automatizada.
Como actualizo os pacotes que foram retirados do AUR?
A actualização dos pacotes do AUR pode ser feita em conjunto com todo o resto do sistema, atravessar do yaourt com o comando yaourt -Syu –aur.
O que é o ABS?
O ABS (Arch Build System), é a forma como se cria(inclui compilação) e instala um pacote no Arch.
Traves do sistema ABS, estamos a utilizar uma forma parecida do portage que se encontra na distribuição Gentoo.
Onde ‘saco’ os drivers para o meu Hardware?
Os drivers hoje em dia já vêm praticamente todos incluídos no Kernel, sendo só necessário instalar os drivers da placa gráfica. A forma como isso é feito esta muito bem explicada na Wiki do Arch e é acessível a qualquer utilizador. Quanto aos drivers das placas wireless, apenas precisam de ver qual o modulo que precisa de ser carregado no inicio do sistema. Novamente a informação relativa a qual é o modulo esta toda na Wiki também.
O ArchLinux tem alguma incompatibilidade com um Hardware especifico?
A incompatibilidade com um determinado Hardware é inerente ao Linux em si e não a uma distro em especifico, logo se têm o vosso PC a funcionar com um outro qualquer sabor de Linux, então também é possível tê-lo a funcionar no Arch, basta configurarem de forma correcta.
Não percebo nada do fdisk para particionar o meu disco rígido, não há outra forma de o fazer?
Há e é o que recomendo para evitar erros. A melhor forma é utilizar um live cd de gparted, ou então um live cd de uma distribuição que contenha a aplicação gparted.
Já instalei o Arch, e o Xserver, e agora tenho que instalar um WindowManager ou um DesktopEnvironment, mas não sei bem qual a diferença.
Um WindowManager(Openbox, Fluxbox, Metacity, Kwin, Compiz, Awesome, Xmonad, etc) como o nome indica é o responsável pelo gerenciamento das janelas do ambiente gráfico, e resume-se apenas a isso. Já um DesktopEnvironment(KDE, Gnome, XFCE, LXDE) contem para alem de um WindowManager, muitas outras apps, como file managers, aplicações de gestão de sistema, browsers, etc.
A vantagem de instalar apenas um WindowManager é que todas as outras aplicações são escolhidas pelo utilizador, não ficando o sistema tão cheio(bloated system), já que os DE’s trazem muitas aplicações que não utilizamos, ou não são da nossa preferência.
Estou indeciso entre o Fluxbox e o Openbox, qual o melhor?
Ambos derivam do Blackbox que é um WM que o desenvolvimento foi abandonado. O Openbox ao contrario do Fluxbox foi totalmente rescrito em C o que faz com que seja mais leve(no meu EeePC gasta 2MB de RAM, e no Desktop que tem dual-monitor gasta aproximadamente 3MB).
O Fluxbox já vem com um painel, ao contrario do Openbox em que tem que ser instalado um caso se queira. Pode ser uma desvantagem para uns ou uma vantagem para outros, mas o facto de o Openbox não trazer painel permite-vos escolher um a vosso gosto.
Ouvi dizer que o facto de ser rolling distro pode fazer com que o sistema fique instável, é verdade?
O facto de ser rolling distro, quer dizer que a distro não tem um ciclo de releases constante (como o Ubuntu que tem de 6 em 6 meses), estando os pacotes sempre actualizados nos repositórios. Desta forma quando fazemos um update estamos sempre com a ultima versão do Arch.
Isto faz com que os pacotes não sejam testados uns com os outros na totalidade, e que não levem tantos patch’s, o que pode resultar num funcionamento incorrecto de algumas aplicações. no entanto é muito fácil resolver este tipo de problemas, bastando fazer um downgrade ao pacote problemático.
Na minha opinião as rolling distros podem ser ate mais seguras se forem utilizadas de forma inteligente, pois os danos de um pacote criar incompatibilidade são muito menores do que os causados pelo upgrade para uma versão nova de uma distro. Quantas pessoas não têm problemas quando sai uma nova versão de Ubuntu e são obrigadas a reinstalar?
Existe alguma forma de instalar o ArchLinux sem ser por text mode?
O Arch especificamente não, mas caso gostem de KDE, existe o projecto Chakra, que apesar de estar ainda em alpha stage funciona muito bem. A instalação é totalmente gráfica e acabam com um ArchLinux+KDE quase sem aplicações extra. O Chakra possui também uma GUI para o pacman para quem preferir à utilização por consola, se bem que todo este projecto vai um pouco contra a filosofia do ArchLinux.
Espero ter respondido as perguntas mais pertinentes. Qualquer duvida que tenham não existem em fazer um post, que terei todo o gosto em tentar ajudar. O fórum e o canal de IRC do Peopleware também é um bom espaço caso tenham algum problema!