O Linux Mint é considerada uma das distribuições Linux mais populares do mundo que ganhou recentemente uma nova versão. Ontem a equipa de desenvolvimento do projecto anunciou o Linux Mint 18 “Sarah” que traz várias novidades em termos de funcionalidades mas também ao nível dos ambientes gráficos disponíveis (MATE e Cinnamon).
Hoje vamos ver como é fácil instalar o novo Linux Mint 18 “Sarah”.
O Linux Mint 18 “Sarah” é baseado no Ubuntu 16.04 Xenial Xerus (o que significa que terá suporte até 2021) e traz algumas novidades interessantes que podem ser lidas aqui. Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial com o processo de instalação.
Para a elaboração deste tutorial criámos uma máquina Virtual recorrendo ao VMWare com as seguintes configurações:
- Disco: 20 GB
- Memória RAM: 1024 MB
COMO INSTALAR O LINUX MINT 18?
A instalação do Linux Mint sempre foi uma tarefa relativamente simples. Quem pretender instalar esta versão deverá seguir apenas os seguintes 7 passos:
Nota: Para este tutorial escolhemos a versão com o ambiente de trabalho Cinnamon.
Passo 1 – Depois da maquina virtual arrancar com o Mint 18, devem carregar em Install Linux Mint para dar início à instalação do sistema no disco.
Passo 2 – Indicar qual o idioma de instalação
Passo 3 – Indicar se pretendem instalar software de terceiros para gráfico, Wi-Fi, flash, MP3 e outros
Passo 4 – O próximo menu permite o particionamento simples do nosso disco. Como estamos a usar um disco virtual, vamos escolher a opção “Apagar disco e instalar Linux Mint”.
Quem pretender instalar o Mint nativamente numa partição, deve escolher a opção “Mais uma coisa”
Passo 5 – O próximo passo é indicar o time zone (fuso horário)
Passo 6 – Vamos agora escolher a disposição do teclado (layout do teclado)
Passo 7 – No próximo passo vamos proceder à criação de um utilizador e definição do nome da máquina. Para isso devem indicar o nome completo do utilizador, nome de utilizador (username), password e nome da máquina.
A instalação demorou-me cerca de 30 minutos.
O Mint é sem duvida uma distribuição Linux a ter em consideração. Esperemos que este tutorial vos seja seja útil e caso tenham alguma duvida/questão ou sugestão, deixem em comentário.