O Linux Mint 17 aka Qiana é baseado no Ubuntu 14.04 e é resultado de alguns meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento que tem sempre com o objectivo produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux.
Esta versão é LTS, o que significa que terá 5 anos de suporte, traz muitas as novidades – ver aqui. Hoje vamos mostrar, passo a passo, como é fácil instalar esta versão.
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe ficar fã.
Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual recorrendo ao VirtualBox com as seguintes configurações:
- Disco: 10 GB
- Memória RAM: 2 GB
Como instalar o Linux Mint 17?
A instalação do Linux Mint sempre foi uma tarefa relativamente simples. Quem pretender instalar esta versão deverá seguir os seguintes passos:
Nota: Para este tutorial escolhemos a versão com o ambiente de trabalho Mate.
Passo 1 – Depois da maquina virtual arrancar com o Mint 17, devem carregar em Install Linux Mint para dar inicio à instalação do sistema no disco.
Passo 2 – Indicar qual o idioma de instalação
Passo 3 – Validação dos pré-requisitos
Passo 4 – O próximo menu permite o particionamento simples do nosso disco. Como estamos a usar um disco virtual, vamos escolher a opção “Apagar disco e instalar Linux Mint”.Quem pretender instalar o Mint nativamente numa partição, deve escolher a opção “Mais uma coisa”
Passo 5 – O próximo passo é indicar o time zone (fuso horário)
Passo 6 – Vamos agora escolher a disposição do teclado (layout do teclado)
Passo 7 – No próximo passo vamos proceder à criação de um utilizador e definição do nome da máquina. Para isso devem indicar o nome completo do utilizador, nome de utilizador (username), password e nome da máquina.
Passo 8 – Início do processo de instalação..A instalação demorou-me cerca de 30 minutos.
Passo 9 – Depois de instalado, basta carregar em Reiniciar agora para que o sistema arranque via disco.
Passo 11 – E voilá….cá estamos nós no novo e bonito Linux Mint 17. Esta versão apresenta de imediato um ecrã de boas vindas, que reúne um conjunto de informações sobre a nova versão.
O Mint é sem duvida uma distribuição Linux a ter em consideração e arrisco-me a dizer que, em muitos aspectos, é superior à distribuição da qual deriva. Esperemos que este tutorial vos seja seja útil e caso tenham alguma duvida/questão ou sugestão, deixem em comentário.
Boas Instalações!