Já ouviu falar em Guest Additions? Quem virtualiza uma distribuição Linux usando o Virtualbox facilmente se apercebe que nem tudo funciona da melhor maneira. Ou é a gráfica que não foi detetada, ou a definição do monitor não é a melhor, há dificuldade em interagir entre o sistema nativo e no sistema virtualizado, etc.
Para resolver tais problemas podemos instalar o Guest Additions. Saiba como instalar no Ubuntu 20.04 LTS.
O que é o Guest Additons?
Basicamente o Guest Additions é um conjunto de drivers que permitem:
- Um melhor desempenho a nível da placa gráfica (uma vez que normalmente a placa gráfica instalada dentro da máquina corresponde a uma genérica)
- Possibilidade da alteração da definição do monitor
- Facilidade na partilha de ficheiros entre a máquina virtual e a máquina nativa (Share Folders)
- O rato passa a funcionar de forma transparente no sistema nativo e no sistema virtualizado, isto é, não é necessário o CTRL (direito)para “tirar” o rato dentro do SO
- …etc
Como instalar o Guest Additons no Ubuntu 20.04 LTS?
A instalação do Guest Additons no Ubuntu 20.04 LTS é relativamente simples. Para começar devem instalas as dependências necessárias usando o seguinte comando:
sudo apt install linux-headers-$(uname -r) build-essential dkms
Em seguida, no VirtualBox, devem ir a Devices > Insert Guest Additions CD Image
Ao carregar a imagem dos Guest Additions aparecerá uma janela para iniciar o processo de instalação. Carreguem em Run.
Durante alguns minutos os novos módulos irão ser instalados e carregados no sistema.
Depois de instalado, reiniciem a máquina e verifiquem as diferenças. Com o Guest Aditions a comunicação entre o sistema operativo nativo e virtualizado passa a ser transparente para o utilizador. Já agora, não se esqueça que passa a ter também suporte para copiar informação de e para a máquina virtual. Para isso basta que ative o Share Clipboard e Drag n’Drop, em Devices, no VirtualBox. Experimentem e se tiverem dúvidas deixem nos comentários.