Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe ficar fã.
Para testar o novo CentOS 6, criei uma máquina virtual através do Virtualbox e aproveitei e tirei uns screens para verem como é fácil a instalação.
Passo 1 – Para começar, vamos criar uma nova máquina virtual (botão New) e dar-lhe um nome (ex. CentOS6)
Passo 2 – Em seguida, indicamos a quantidade de memória RAM que vamos associar à maquina virtual.
Passo 3 – Indicamos agora que pretendemos a criação de um novo disco (virtual).
Passo 4 – … e em seguida escolhemos a opção “Dynamically expanding storage”. Desta forma o disco virtual ocupará inicialmente uma pequena parte do disco físico, não sendo criado de imediato com todo o tamanho definido.
Passo 5 – Indicamos agora onde vamos guardar a nossa imagem do sistema operativo que vamos instalar e também o tamanho do disco virtual.
Passo 6 – Depois de criada a máquina virtual, vamos correr a mesma através do botão Start
Passo 7 – Next.
Passo 8 – Vamos agora indicar onde temos a nossa imagem do sistema operativo. Quem ainda não fez download, pode fazer aqui
Passo 9 – Vamos então entrar na instalação do CentOS6 propriamente dita. Para uma instalação a “partir do zero” vamos escolher a opção “Install or upgrade an existing system”
Passo 10 – Next
Passo 11 – Indicar qual o idioma que pretendem usar durante a instalação. A título de exemplo escolhi English
Passo 12 – Relativamente ao teclado (keyboard) devemos escolher Portuguese
Passo 13 – Como vamos configurar uma máquina simpes, com uma storage “tradicional” (disco rigido), vamos escolher a opção Basic Storage devices
Passo 14 – Escolhemos agora um nome para o sistema operativo (ex. pplware)
Passo 15 – O próximo passo é indicar o time zone (fuso horário)
Passo 16 – Vamos agora definir a password para o utilizador root. Como já referimos em vários artigos, devem usar uma password forte, com base em algarismos e letras e com cumprimento superior a 8 caracteres (veja aqui alguma dicas)
Passo 17 – O próximo menu permite o particionamento simples do nosso disco. Como estamos a usar um disco virtual, vamos escolher a opção “Use All Space”.
Passo 18 – O centOS disponibiliza um conjunto de perfis de instalação. Por exemplo, se pretendemos que o nosso servidor desempenhe funções de web-server, podemos escolher essa opção e serão instalados os pacotes necessários para esse efeito.
No âmbito deste tutorial, vamos escolher a opção “Minimal Desktop”
Passo 19 – Agora é só aguardar, e esperar que todos os pacotes sejam instalados.
Passo 20 – No final da instalação, basta fazer Reboot
No primeiro arranque, é necessário configurar mais alguns parâmetros associados ao sistema operativos e podemos de imediato criar um utilizador.
Depois de tudo configurado, é só proceder a autenticação para entrar no sistema.
E voila, cá estamos nós no CentOS6. Agora é só explorar o que este fantástico sistema operativo tem para oferecer.