Pplware

Corra aplicações Windows no Linux ou macOS com o Wine 2.0

Um sistema operativo verdadeiramente transversal e que consiga correr as aplicações de outros sem qualquer alterações é algo que tem sido procurado ao longo dos anos.

Infelizmente este sistema idílico ainda não está disponível, mas existem soluções que parecem conseguir parte deste sonho. O Wine, o software que permite correr aplicações Windows sem recorrer à emulação, deu agora um novo passo e chegou à versão 2.0, com muitas novidades.

É com recurso ao Wine que a maioria dos utilizadores do Linux e até do macOS conseguem ter as aplicações do Windows a correr de forma integrada e sem recorrer a qualquer máquina virtual.

Esta aplicação, disponível para várias distribuições Linux e para macOS, acaba de chegar à versão 2.0, trazendo várias novidades de peso. Foi um ano de desenvolvimentos da equipa do Wine que culminou nesta nova versão.

As novidade mais importantes do Wine 2.0 centram-se no suporte ao Office da Microsoft e às aplicações de 64 bits no macOS, que até agora não eram suportados. A suite do Office é suportada nas diferente aplicações que a compõem, algo que era pedido à muito. No macOS existe agora um novo modo de renderização para ecrãs Retina, que permite dar às aplicações uma qualidade de imagem muito melhor.

Para além destas 2 novidades, a equipa do Wine conseguiu tratar também mais de 6600 correcções e bugs que afectavam as versões anteriores. A lista das novidades da versão 2.0 pode ser consultada aqui.

Os novos binários podem ser encontrados no site do Wine, com versões especificas para as principais distribuições Linux e para o macOS:

Caso pretenda conhecer a lista de aplicações suportadas pelo Wine, pode consultar a lista nesta página.

Se são utilizadores do Linux ou do macOS e querem ter aplicações Windows a correr de forma directa e sem qualquer emulação, então o Wine é a solução que procuram. Nem sempre é simples de usar, mas no geral cumpre com o que promete.

Exit mobile version