Pplware

Alerta: Ubuntu 17.10 está a danificar a BIOS de PCs Lenovo

Se a Lenovo é muitas vezes acusada de incluir “software estranho” nas suas máquinas, desta vez a empresa chinesa é a vítima. De acordo com vários relatos de utilizadores, o novo Ubuntu 17.10 está a danificar a BIOS de PCs Lenovo e também de outras marcas como por exemplo Toshiba, Dell e Acer.

A Canonical teve conhecimento do problema e até removeu os links de download da sua distribuição.


São vários os utilizadores que nos últimos tempos se queixaram do facto da BIOS da sua máquina ter sido corrompida. Curiosamente, a maioria dos utilizadores tem máquinas da marca Lenovo mas há também alguns relatos de utilizadores com PCs Acer, Dell e Toshiba.

O problema não parece ser geral e afeta apenas alguns modelos. Por precaução, a Canonical removeu os links da sua distribuição mas entretanto já os voltou a disponibilizar.

De acordo com as informações, a culpa da BIOS estar a ser corrompida deve-se ao driver Intel SPI incorporado ao Kernel Linux 4.13 que vem com a última versão do Ubuntu e que entretanto a Canonical desativou da sua distribuição.

Confirmando-se que este seja um problema ao nível do Kernel do sistema, é provável que outras distribuições tenham o mesmo problema. No entanto, ainda não existem queixas.

Relativamente aos modelos de PCs afetados, aqui fica uma lista (que pode ser atualizada a qualquer momento).

Saber mais aqui.

Exit mobile version