…Suporte para MySQL, PostgreSQL, SQLite, MS SQL e Oracle…com apenas um ficheiro .php
Quando se fala em software web-based para gestão de bases da dados, o nome mais sonante é o popular phpMyAdmin. No entanto, existem outras alternativas bastante interessantes como é o caso do SQL Buddy e do Chive.
Um dos projectos para gestão de bases da dados que têm ganho muita relevância nos últimos tempos é o Adminer…vamos saber porquê!
O phpMyAdmin é indiscutivelmente a plataforma mais popular para gestão de base de dados MySQL. No entanto, o Adminer oferece um conjunto de funcionalidades, como por exemplo, experiência do utilizador, desempenho, segurança, suporte a muitas funcionalidades do MySQl, que garantem que esta plataforma seja superior ao phpMyAdmin – Saiba tudo aqui.
Como instalar no Ubuntu e derivados?
Para instalar o Adminer no Ubuntu e derivados basta executar o seguinte comando:
sudo apt-get install adminer
Depois de instalado, basta abrir o browser com o endereço http://127.0.0.1/adminer e inserir as respectivas credenciais de acesso ao MySQL (por exemplo).
Dentro da plataforma podemos criar e remover base de dados, criar e remover tabelas e campos, definir privilégios, etc.
O adminer permite também a introdução de comandos SQL, importação e exportação de base de dados, etc, etc.
O adminer passou a ser um “must have” na minha máquina onde tenho o MySQL. Este ferramenta é simplesmente fantástica, uma vez que nos oferece uma “visão” simplificada de toda a estrutura das nossas bases de dados e informação contida nas mesmas.Ao nível da interface, o Adminer disponibiliza também um conjunto de temas e ao nível de funcionalidades estão também disponíveis vários plugins.
Considera o Adminer superior ao phpMyAdmin?