A actualização do kernel é sempre uma tarefa que os utilizadores têm algum receio em fazer …e com razão, até porque uma actualização a este nível pode afectar a estabilidade e performance do sistema. Na passada terça-feira, apresentamos aqui as novidades presentes no kernel 3.9, das quais se destacam o , SSD caching, suporte toral para o ChromeOS, suporte para 802.11ac (wireless Gigabit), mais drivers para GPUs e muito mais.
Hoje vamos ensinar como podem facilmente actualizar o Kernel no vosso Ubuntu e derivados.
A actualização do Kernel não é um bicho de sete cabeças…se soubermos os comandos tudo fica mais fácil. Há vários métodos de actualização, mas o site upubuntu oferece um script que facilita em muito tal actualização.
De referir que este método suporta as seguintes versões:
- Ubuntu 13.04/12.10/12.04 ou mais antigos
- Linux Mint 14/13/12 ou versões mais antigas
Vamos a um exemplo: No meu caso, tenho o “novíssimo” Ubuntu 13.04 mas que ainda tem o kernel 3.8.0-19. Podem verificar a versão do vosso kernel com o comando uname -a
Como actualizar?
Para actualizar o kernel do seu sistema para a versão 3.9, devem seguir os seguintes comandos:
cd /tmp
wget http://dl.dropbox.com/u/47950494/upubuntu.com/kernel-3.9 -O kernel-3.9
chmod +x kernel-3.9
sudo sh kernel-3.9
sudo reboot
E está feito. Depois do reboot, podemos confirmar se já temos o kernel 3.9 usando na mesma o comando 3.9
Quem tiver problemas com esta versão, pode facilmente remover usando o comando:
sudo apt-get purge linux-image-3.9*
Esperamos que este tutorial seja útil e tirem proveito das novas funcionalidades do kernel 3.9. Como viram o processo é relativamente simples e uma vez que o Linux guarda sempre as ultimas versões, podem actualizar, tendo em conta que se algo correr mal, podem voltar a carregar o kernel antigo.