O Linux é fixe!
Ao longo dos últimos anos o Linux tem crescido significativamente e hoje está presente em equipamentos que, por vezes, nem sabemos. É verdade que algumas distribuições Linux (ex. Ubuntu, Mint, elementary OS) tornaram-se mais amigáveis do utilizador final e, ao contrário do que ainda se pensa, o Linux é acessível a qualquer utilizador.
Hoje apresentamos 6 coisas que os utilizadores do Windows devem saber sobre o Linux.
1) Podem experimentar sem instalar
Como sabemos a maioria das distribuições Linux oferecem o modo Live que permite aos utilizadores testar a distribuição sem a necessidade de a instalar no sistema. Além disso, se usarmos uma Pen/Disco para fazer boot do sistema, podem até definir uma quantidade de memória persistente para armazenar dados – ver LILI USB Creator.
2) Raramente são necessários drivers
É verdade! Sempre que se instala uma distribuição Linux (das mais populares), raramente necessitamos de instalar qualquer driver. No entanto, como em qualquer sistema operativo, podemos também actualizar os drivers e o Linux tem boas ferramentas para isso.
3) Se não gosta de uma distribuição/Software… há muitas mais
No mundo do Linux o utilizador escolhe. Se não gosta de uma distribuição, há milhares delas à escolha. Se não gosta de um determinado software, normalmente há também sempre alternativas.
4) Instalar aplicações é mais fácil
Quem disse que instalar aplicações é tarefa complicada? Actualmente as distribuições Linux têm ferramentas para gestão de software e facilmente o utilizador consegue instalar, actualizar ou remover aplicações.
5) Linux é bastante personalizável
Tudo aquilo que não se gosta no Linux é possível ser mudado! As distribuições Linux permitem que se altere de ambiente gráfico, de gestor de logins, que se apliquem ferramentas que transformam todo o ambiente de trabalho (ex. Conky), etc.
6) Não precisamos do terminal de comandos para nada
De facto é mesmo assim! Os mais experientes no mundo do Linux gostam de usar o terminal de comandos, até porque este é poderosíssimo! Mas não precisamos de usar o terminal de comandos para nada pois actualmente existem aplicações com interface gráfico para quase tudo.
Como podem ver, o Linux consegue facilmente substituir outros sistema operativos, isto porque actualmente oferece todas as funcionalidades que, normalmente, são disponibilizadas para outros sistemas operativos pagos. O Linux é um sistema operativo estável, user-friendly e garante uma excelente performance! Ainda há dúvidas?
Ideia makeuseofmakeuseof
Que outras razões apontariam para que um utilizador Windows mudasse para Linux?