Pplware

5 comandos Linux que novos utilizadores devem conhecer

Começar a usar um novo sistema operativo pode ser um tarefa complicada e exigente. Estar na presença do desconhecido e num ambiente que não dominamos pode fazer-nos sentir desconfortáveis e até mesmo com algum receio. No entanto, com alguma dedicação tudo se faz e a transição para um novo sistema operativo não é exceção.

Temos recebido vários pedidos para reavivar alguns artigos de dicas para iniciantes. Apesar de termos já dezenas ou centenas de guias, hoje deixamos pelo 5 importantes comandos Linux que novos utilizadores devem conhecer.


Se começou a usar alguma distribuição GNU/Linux recentemente ou tenha curiosidade em explorar um pouco mais a poderosa linha de comandos que tem à sua disposição veio ao sítio certo. Hoje vamos dar-lhe a conhecer 5 comandos para usar na shell da sua distribuição GNU/Linux que irão fazer a diferença no seu dia-a-dia. Venha descobri-los.

 

1. Deslocar-se para trás no sistema de ficheiros

O sistema de ficheiros de qualquer sistema Unix assemelha-se a uma árvore invertida, ou seja, cada diretório pode conter diretórios, e cada sub-diretório pode conter outros diretórios.

Imagine que está a navegar no seu sistema de ficheiros e chega à conclusão que afinal quer subir um diretório, ou seja, andar para trás. Nesse caso apenas precisa de escrever o seguinte comando:

–> cd ..

 

2. Ir diretamente para o diretório “Home”

O diretório “Home” das distribuições de Linux contem o diretório Área de Trabalho, Downloads, Documentos etc.. De facto, é a sua “casa” com todas as divisões mais importantes.

Como tal, existe um comando específico para regressar ao diretório Home sem ter que andar para trás um diretório de cada vez. No entanto, neste caso, pode obter o mesmo resultado utilizando 2 comandos diferentes:

1. cd

2. cd ~

 

3. Listar o conteúdo de um diretório

Quando utilizamos a linha de comandos para navegar no sistema de ficheiros e bastante fácil perdemo-nos no meio de tantos diretórios e sub-diretórios. Uma forma de estarmos sempre atentos e com noção da nossa localização é ter como referência o conteúdo de cada diretório.

Para além disso, tudo se torna mais fácil de encontrar. Para listar o conteúdo de um diretório basta executar o comando:

ls -l (-l) fornece detalhes relativamente aos ficheiros e diretorios

4. Mover o cursor para o início ou para o fim de uma linha

Suponha que está a escrever um comando longo e a meio repara que tem que efetuar alguma alteração no início do comando. Normalmente, qualquer utilizador com pouca experiência utilizaria as setas do teclado até chegar à posição pretendida. E o mesmo aconteceria se quisesse ir para o fim da linha.

A forma mais fácil de o fazer é utilizar a combinação Ctrl + A para ir para o início da linha e Ctrl + E para ir para o final da linha.

 

5. Aceda ao histórico dos últimos executados

Quantas vezes já quis ver uma lista dos últimos comandos executados? Com o comando history pode ver uma lista dos mais recentes comandos que utilizou.

 

 

Em resumo…

Este é apenas mais um pedaço de informação neste riquíssimo mundo Linux. Temos aqui centenas e centenas de artigos intemporais sobre Linux que, para quem está a começar e para quem quer aprofundar o seu conhecimento, deve visitar e consumir.

Esperemos que estes comandos lhe tragam benefícios na utilização da linha de comandos do Linux e que o coloquem mais à vontade na navegação do sistema de ficheiros. Lembre-se que, quanto mais utilizar as ferramentas, mais à vontade se sentirá.

 

Leia também:

Exit mobile version