Pplware

10 dias… 30 comandos para usar na sua distribuição Linux (7)

O poder de uma distribuição Linux está no terminal! No Pplware já apresentámos vários comandos, especialmente na nossa rubrica, Comandos Linux para Totós.

Depois de apresentados, na última rubrica, os comandos grep, chmod e useradd vamos conhecer quais os três comandos que escolhemos para hoje.


#19 – find

Com tantos ficheiros/directórios que temos no sistema de ficheiros é impossível ao ser humano conseguir saber a localização de todos os seus ficheiros/directórios. No entanto, todos os sistemas operativos disponibilizam aos utilizadores ferramentas que permitem localizar facilmente e rapidamente um ficheiro/directório.

No terminal Linux podemos localizar ficheiros/directórios usando o comando find. Apesar de ser um único comando, o find é bastante potente e flexível, já que permite conjugar vários argumentos. Saber mais aqui.


#20 – groupadd

De maneira idêntica à forma como se criam utilizadores, podemos também criar grupos usando o comando groupadd . O comando groupadd permite criar um novo grupo na estrutura do Linux e assim agrupar utilizadores com características e permissões semelhantes.

De referir que, quando criamos um utilizador e não indicamos o grupo, é criado automaticamente um grupo (GID) com um identificador numérico igual ao atribuído ao utilizador (UID) – Saber mais aqui.

 


#21 – w

O comando w (apenas w) é bastante útil pois permite-nos saber quem está ligado à máquina (seja localmente ou remotamente) e saber o que está a fazer. Com este comando podemos também saber a carga do sistema em termos de CPU e o uptime do mesmo.


Cada um dos comandos tem várias opções que podem ser conhecidas através do comando man (ex. man df). Amanhã cá estaremos de novo para apresentar mais três comandos para usar no terminal da sua distribuição Linux. Até lá aguardamos pelas vossas sugestões.

Exit mobile version