Pplware

10 dias… 30 comandos para usar na sua distribuição Linux (6)

O poder de uma distribuição Linux está no terminal! No Pplware já apresentámos vários comandos, especialmente na nossa rubrica, Comandos Linux para Totós.

Depois de apresentados, na última rubrica, os comandos ping, nslookup e tcpdump, vamos conhecer quais os três comandos que escolhemos para hoje.


#16 – grep

De uma forma resumida, o grep permite “localizar” de uma forma muito rápida, informação dentro de um ficheiro de texto. Todas as linhas que contenham a informação procurada são apresentadas como output do comando.

Sintaxe:

grep [argumentos] expressão ficheiro

#17 – chmod

O comando chmod permite-nos definir permissões para um ficheiro ou diretório. As permissões podem ser definidas num dos seguintes modos: “amigável” ou“máscara binária (ou modo octal)”. Saber mais aqui.

Modo: “amigável” (com letras)

Para a definição de permissões através do modo “amigável” é necessário recorrer a letras e mais alguns símbolos. Para isso, produzi uma tabela auxiliar com tudo o que precisam de saber. Por exemplo, a letra ‘u’ indica que é dono, ‘g’ refere-se ao grupo, etc.

Depois temos as permissões de leitura, escrita e execução que são definidas através das letras r,w e x respectivamente. Depois há os operadores que nos permitem definir uma permissão (‘+’) ou remover uma permissão (‘-).

Modo: Máscara binária ou modo octal

A máscara binária é composta por três algarismos arábicos sob a base 8 ou seja de 0 a 7 (daí o nome de modo octal) onde:

As permissões são especificadas para cada grupo, somando as permissões necessárias:

Exemplo

#18 – useradd

Para criar um utilizador no Linux via terminal podemos usar um dos seguintes comandos: useradd ou adduser. A função do useradd e adduser no Fedora / Centos é igual. Já em distribuições baseadas em Debian, o adduser disponibiliza um método interactivo para criação de contas (várias questões sobre parâmetros do utilizador).

Cada um dos comandos tem várias opções que podem ser conhecidas através do comando man (ex. man df). Amanhã cá estaremos de novo para apresentar mais três comandos para usar no terminal da sua distribuição Linux. Até lá aguardamos pelas vossas sugestões.

Exit mobile version