O poder de uma distribuição Linux está no terminal! No Pplware já apresentámos vários comandos, especialmente na nossa rubrica, Comandos Linux para Totós.
Depois de apresentados, na última rubrica, os comandos ls, pwd e id, vamos conhecer quais os três comandos que escolhemos para hoje.
#13 – ping
Uma das ferramentas que normalmente usamos para saber se uma máquina está “viva” na rede é o comando ping. Para quem não conhece, o ping é dos comandos mais usados no mundo da redes, uma vez que permite testar a conectividade, ao nível do IP, entre equipamentos – saber mais aqui.
#14 – nslookup
O comando nslookup que é tipo canivete suíço para avaliar o funcionamento de servidores de DNS. Com esta pequena ferramenta é possível saber se um determinado nome está a ser resolvido para um IP e vice-versa e também algumas informações/registos mantidos nos servidor de DNS – saber mais aqui.
#15 – tcpdump
O tcpdump é uma ferramenta que permite “snifar” todo o tráfego que passa na rede de dados. Esta é uma ferramenta muito popular nos sistemas GNU/Linux. Como todos os sniffers, o tcpdump pode se usado para o bem (ex. detectar erros de comunicação), mas também para o mal (ex. capturar dados pessoais). Se pretendermos snifar todo o tráfego que passa pela nossa interface de rede, basta usar o comando tcpdump.
Cada um dos comandos tem várias opções que podem ser conhecidas através do comando man (ex. man df). Amanhã cá estaremos de novo para apresentar mais três comandos para usar no terminal da sua distribuição Linux. Até lá aguardamos pelas vossas sugestões.