O poder de uma distribuição Linux está no terminal! No Pplware já apresentámos vários comandos, especialmente na nossa rubrica, Comandos Linux para Totós.
Depois de conhecidos os comandos history, ps e ifconfig / ip addr, vamos conhecer quais os três comandos que escolhemos para hoje.
#10 – ls
O comando ls (list) permite listar todos os ficheiros e diretórios/subdiretórios de um diretório. Este comando tem vários argumentos, sendo que um dos mais usados é o -l, que permite listar com mais detalhe todas as informações dos ficheiros e diretórios/subdiretórios. Com o ls podemos ver as permissões, data de criação e alteração de ficheiros, dono e grupo do ficheiro ou diretório, saber o número de links no sistema, etc.
Para quem quiser aprender mais sobre o output do comando ls, pode dar uma vista de olhos neste artigo.
#11 – pwd
No meio de tanto diretório, às vezes é difícil saber onde é que estamos na “árvore do sistema de ficheiros” do sistema. Para nos ajudar, podemos usar o comando pwd (“print current/working directory) que nos permite saber o diretório atual.
#12 – id
Quer saber a “identidade” do seu utilizador, isto é… saber a que grupos pertence, qual é o user id, o group id? Para tal basta que execute o comando id que lhe mostra toda essa informação.
Cada um dos comandos tem várias opções que podem ser conhecidas através do comando man (ex. man df). Amanhã cá estaremos de novo para apresentar mais três comandos para usar no terminal da sua distribuição Linux. Até lá aguardamos pelas vossas sugestões.