O poder de uma distribuição Linux está no terminal! No Pplware já apresentámos vários comandos, especialmente na nossa rubrica, Comandos Linux para Totós.
Depois de ontem publicarmos o nosso primeiro artigo desta rubrica, vamos conhecer mais três comandos bastante úteis.
#4 – cat
O cat, além de permitir visualizar a informação de um ficheiro de texto, permite também concatenar ficheiros e apresentar a informação no standard-output.
#5 – bc
Sabia que na linha de comandos pode encontrar uma poderosa calculadora? Para tal só tem de usar o comando bc e depois introduzir os cálculos que pretende efetuar.
Uma forma mais rápida de obter o resultado de um cálculo através da calculadora bc é usar o comando echo combinado com o comando pipe | (experimentem por exemplo o seguinte comando: echo 100/10 | bc).
#6 – uptime
Quer saber há quanto tempo tem a máquina ligada? E quantos users estão ligados ao sistema? Para saber toda essa informação e até a carga do CPU podem user o comando uptime.
Basicamente este comando permite saber há quanto tempo o sistema está ligado. O uptime fornece também a informação sobre o número de utilizadores ligados ao sistema e a carga média do sistema no passado (1min, 5 min e 15 min).
Em alternativa podem experimentar também o tuptime.
Cada um dos comandos tem várias opções que podem ser conhecidas através do comando man (ex. man df). Amanhã cá estaremos de novo para apresentar mais três comandos para usar no terminal da sua distribuição Linux. Até lá aguardamos pelas vossas sugestões.