O mundo dos jogos e das consolas esperava há vários meses sobre novidades concretas sobre a próxima consola da Microsoft. Denominada Project Scorpio, esta novidade estava preparada para ser conhecida na E3.
Pois esse momento já aconteceu, tendo a Microsoft mostrado ao mundo a Xbox One X, a mais poderosa consola de sempre.
Foi há poucas horas que, no seu evento da E3, a Microsoft deu a conhecer a sua mais recente proposta no campo das consolas. A Xbox One X foi apresentada a todos e, finalmente, os pormenores foram revelados. Esta consola prepara-se para dar aos jogadores uma capacidade nunca vista e que deixará todos surpreendidos.
A Xbox One X será lançada com 6 teraflops de capacidade gráfica, muito mais que a sua concorrente direta, a PS4 Pro, que tem apenas 4.2 teraflops. A Microsoft usa um GPU customizado que corre a 1172MHz, uma melhoria substancial quando comparado com o da Xbox One, que funciona a 853MHz, ou até o da Sony, que corre a 911MHz.
A Microsoft já tinha dado indicações que os jogos da Xbox One que corriam a 900p e a 1080p poderiam ser corridos nativamente a 4K na Xbox One X, e que os jogos da Xbox One e da 360 iriam receber melhorias substanciais a nível de performance.
A traseira da nova consola da Microsoft é baseada na Xbox One S, com uma porta HDMI e sem qualquer porta dedicada ao Kinect. A Xbox One X usa ainda refrigeração líquida, uma tecnologia usada um placas gráficas de elevada performance dos PCs.
A Microsoft refere que a Xbox One X é a Xbox mais pequena existente e que o seu design é muito similar ao da Xbox One S. Todos os acessórios da Xbox One vão ser compatíveis com a nova consola, bem como os jogos desta e da Xbox 360.
A Xbox One X chegará ao mercado no dia 07 de Novembro, com um preço de 499 dólares. Terá já alguns títulos prontos para explorar ao máximo as suas potencialidades, como o Forza Motorsport 7, que correrá nativamente a 4K e a 60fps. A este juntar-se-ão também o Crackdown 3 e Sea of Thieves.