Pplware

A Xbox One também já pode ser controlada pelo Google Assistant

Os planos da Microsoft são claros. Quer integrar nos seus sistemas o máximo de funcionalidades, mesmo que venham de concorrentes ou de sistemas opostos aos seus. Vimos isso com o Android no Windows 10 e agora temos mais uma novidade.

Do que foi revelado pela própria Microsoft, a Xbox One tem um novo assistente virtual. Para além da Cortana e da Alexa, também o Google Assistant já consegue controlar esta consola de jogos.


O Google Assistant chegou à Xbox One

Ainda não é uma funcionalidade disponível para todos, mas a Microsoft anunciou que a Xbox One tem um novo assistente virtual. O escolhido desta vez foi o bem conhecido Google Assistant, que já conhecemos do Android e dos dispositivos da marca.

Esta novidade vem permitir que a consola da Microsoft seja controlada por voz, não apenas diretamente, mas através de outros dispositivos. Os comandos disponíveis são também alargados, dando ainda mais capacidades a esta consola. Temos assim a capacidade de ligar e desligar a Xbox One, executar jogos ou apps, ou fazer algo tão simples como captar uma imagem de um jogo.

Controlar esta consola com a voz

Por agora o assistente da Google está apenas em testes no programa Insiders da Xbox One e em Inglês. Os testes que se vão surgir querem garantir que não existem problemas nesta integração e preparar o futuro.

O conjunto de comandos está ainda limitado, quando comparado com a Cortana, por exemplo. Focam-se ainda na própria Xbox One e no seu controlo. Esta lista irá ser alargada nos próximos meses, para permitir um controlo ainda maior da consola.

É simples testar esta novidade

Qualquer utilizador da Xbox One pode entrar para este programa e assim conseguir testar esta novidade. O processo é simples e deve ser iniciado num smartphone. Todos os passos seguintes são feitos neste dispositivo. As instruções podem ser vistas aqui.

Este é mais um passo importante da Microsoft para a sua consola. A integração com a assistente da Google vem abrir ainda mais portas. É também um vislumbre do que um dia poderá ser o Windows 10. Aqui também já chegou a Alexa e quem sabe se não está a caminho o Google Assistant.

Exit mobile version