Pplware

Xbox Game Pass já chegou

Uma das principais críticas feitas à Microsoft por altura do lançamento da Xbox One, foi a inexistência de retro compatibilidade imediata com os títulos da Xbox 360.

A Microsoft não ficou totalmente indiferente a todas essas vozes que surgiram na altura e, atenta à voz da comunidade gamer, encetou um projecto de disponibilização de retro compatibilidade de certos e determinados jogos da 360.

Agora, quase 4 anos após o lançamento da consola no mercado surge um o Xbox Game Pass… um novo produto que vem disponibilizar o acesso a um vasto leque de jogos a todos os possuidores de Xbox One.


Esta é uma boa notícia para os saudosistas dos “velhinhos” jogos da Xbox 360 e que ainda têm um lugar no coração (e na agenda) para eles. Finalmente o Xbox Game Pass chegou (dia 1 de Junho).

Este tem vindo a ser um desenvolvimento da Microsoft com o intuito de proporcionar a todos esses jogadores, a possibilidade de, mediante uma renda mensal, subscreverem o serviço que lhe colocará à disposição dezenas de jogos da velhinha Xbox 360. Claro que o acesso a jogos da Xbox One também será possível.

O grande objetivo de todo este projeto de disponibilização de retro compatibilidade de jogos Xbox 360 para a Xbox One, foi o de permitir aos possuidores desses mesmos jogos (física ou digitalmente) continuarem o vício na nova consola, então lançada. A Microsoft viu também aqui uma oportunidade de negócio e desde o primeiro momento que também disponibilizou a possibilidade de se adquirirem jogos da 360 para a One (em formato digital).

Este Xbox Game Pass surge assim como uma evolução normal de tudo isto apoiado pelo crescente número de jogos a adquirirem retro compatibilidade.

O Xbox Game Pass consiste, acima de tudo, numa subscrição mensal que permite aos seus subscritores, o acesso gratuito ao vasto leque de jogos retro compatíveis que entretanto foram sendo “convertidos”, e de alguns títulos Xbox One selecionados e mais vendidos. Uma espécie de Netflix para videojogos. Atenção, ao contrário de outros serviços concorrentes, o Xbox Game Pass obriga fazer o download dos jogos para o disco.

O preço da subscrição do Xbox Game Pass na Xbox One será de 9.99€ por mês mas atenção… a Microsoft já revelou que também será disponibilizado para o Project Scorpio.

Todos os meses surgirão jogos novos que continuarão disponíveis enquanto os “pagamentos da subscrição se encontrarem em dia“. Por outras palavras, em caso de falha de pagamento, os jogos adquiridos por aqui, ficarão inutilizados mas… o nosso progresso neles ficará gravado.

Convém no entanto não esquecer que este serviço não é vocacionado para novos jogos, mas sim para a retro compatibilidade.

Para começar existem alguns nomes bastante interessantes na lista de onde poderia facilmente realçar (entre outros):

No entanto, há uma particularidade deste produto que tem de ser salvaguardada. O acesso ao multiplayer online, padece da subscrição do Xbox Live Gold.

Acredito que este serviço seja mais vocacionado para dois tipos de consumidores. Por um lado todos os jogadores que vieram da Xbox 360 e que tenham jogos que queiram continuar a jogar este serviço é um must have.

Acredito ainda que outros grandes beneficiados pelo Xbox Game Pass serão todos os jogadores que sempre tiveram vontade de experimentar alguns dos títulos agora disponibilizados e que, por alguma razão, não o conseguiram fazer. Agora têm essa oportunidade…

O futuro do Xbox Game Pass será obviamente ditado pelo mercado mas, a avaliar pelo numero de títulos já disponíveis, pelos que vêm a caminho e pela jura de apoio das principais editoras (2K, 505 Games, Bandai Namco, Capcom, Codemasters, Deep Silver, Focus Home Interactive, SEGA, SNK, THQ Nordic, and Warner Bros), será risonho com toda a certeza.

Xbox Game Pass

Exit mobile version