A Steam é um dos principais serviços de jogos que podem encontrar na Internet. Com uma estrutura simples e bem pensada, dá acesso a um vasto leque de jogos, que podem ser jogados em qualquer lugar.
Mas, como qualquer outro serviço, precisa de evoluir e hoje, no primeiro dia do ano, abandona o suporte para o Windows XP e Windows Vista. É hora dos utilizadores do Windows atualizarem os seus sistemas.
Foi em junho de 2018 que a Steam anunciou que iria deixar de suportar as mais antigas versões do Windows. Na altura, apontou para o primeiro dia de 2019 a data para que esse fim acontecesse. Agora que esse dia chegou, é hora de cair este suporte.
As razões apresentadas são solidas e prendem-se com a falta de suporte do Chrome para estes sistemas operativos. Como o cliente da Steam assenta parte da sua estrutura neste browser, foi decidido terminar o suporte.
Aos utilizadores que ainda usam estes sistemas operativos, só resta mesmo fazer a atualização para uma versão mais recente, que ainda seja suportada. Por agora, a versão mínima que pode usar o cliente da Steam é o Windows 7.
Apesar de só agora chegar definitivamente ao fim, já durante o ano de 2018 este serviço viu algumas funcionalidades serem removidas e deixarem simplesmente de funcionar. Mesmo as que foram surgindo entretanto na Steam estavam muito limitadas ou completamente inacessíveis.
A Steam espera que o impacto desta decisão seja mínimo na sua comunidade de utilizadores e de jogadores. Os mais recentes números, da própria Steam, mostravam que o número de utilizadores com Windows XP eram já inferior a 1%.
Esta decisão segue assim a de muitos outros serviços e aplicações que resolveram abandonar definitivamente o Windows XP. A reconhecida falta de suporte e de atualizações de segurança são as razões mais vezes apresentadas.