Pplware

Windows 8, 7 e Vista também vão deixar de correr jogos antigos

Com a chegada do Windows 10, a Microsoft tem procurado aumentar a segurança dos utilizadores, não apenas nessa plataformas mas também nas versões anteriores.

Depois de há cerca de um mês se ter sabido que a Microsoft poderá bloquear a utilização de jogos mais antigos, por razões de segurança, a empresa resolveu agora alargar este bloqueio também às versões mais antigas do Windows.

Tal como outras actualizações que têm sido lançadas, o novo bloqueio que está a ser implementado no Windows 7, 8 e Vista, chegou na forma de um patch de segurança que silenciosamente foi aplicado.

A actualização MS15-097, que traz estas novidades, foi lançada no início deste mês e tem estado a ser instalada nas versões do Windows mais antigas. De forma discreta conseguiu impedir que os jogos com SafeDisc ou Securom DRM deixassem de poder ser jogados no Windows Vista, 7 ou 8.

A página desta actualização descreve as medidas tomadas pela Microsoft e o impacto que vai ter nas máquinas com o Windows Vista, 7 ou 8. Segundo a Microsoft o bloqueio de um serviço vai impedir a utilização de jogos mais antigos.

In addition to the changes that are listed for the vulnerabilities that are described in Microsoft Security Bulletin MS15-097, this security bulletin addresses a defense-in-depth update for the secdrv.sys driver, a third-party driver. The update turns off the service for the secdrv.sys driver. This may affect the ability to run some older games.

A justificação da Microsoft para o bloqueio deste jogos, que usam o SafeDisc ou Securom DRM, está relacionada com a segurança dos utilizadores e com a falta de actualização desta plataforma.

Para impedir problemas foi optada a solução de bloquear estes jogos, garantindo assim a segurança dos utilizadores.

Os utilizadores podem optar por não instalar esta actualização, mas ela traz algumas correcções importantes e que são necessárias ao Windows, para que esteja protegido.

Esta é mais uma decisão unilateral da Microsoft e que vai afectar muitos utilizadores. É mais uma actualização que implementa alterações no Windows que muitos não pediram e que pode ser confundida com problemas no próprio sistema operativo.

É compreensível a preocupação da Microsoft com as questões de segurança e com a protecção dos utilizadores, mas é uma decisão unilateral e que foi comunicada de forma deficiente, sem que os utilizadores tenham tido conhecimento dela.

Exit mobile version