… com Linux
As Steam Machines são computadores virados para o mundo do gaming, equipadas Steam OS, que estão a ser comercializados pela Valve. Estas máquinas foram desenhadas para garantirem o melhor desempenho e apresentarem conteúdos em grandes ecrãs, para que assim os jogadores tenham a melhor envolvência e experiência com o jogo.
Mas, apesar de serem “consolas” dedicadas para o gaming, alguns testes mostraram que são mais lentas que máquinas com Windows 10…e a culpa é do sistema operativo.
O site Ars Technica realizou alguns testes a jogos com usando a mesma máquina com Steam OS 2 e o Windows 10 e os resultados são simplesmente curiosos. A máquina onde foram instalados os sistemas operativos tem as seguintes características.
Apesar do Steam OS 2 ainda não disponibilizar suporte para todos os jogos, uma vez que é baseado no GNU/Linux, o desempenho do mesmo fica também atrás do Windows 10 que não é um sistema operativo concebido especificamente para jogos.
Os benchmarks foram realizados com a popular ferramenta o GeekBench 3.
Aqui ficam os resultados para os jogos Portal, TF2, L4D 2 e Dota 2.
Resultados obtidos com o jogo Middle-Earth: Shadow of Mordor, que é bastante exigente em termos de requisitos, onde claramente se percebe que o Windows 10 leva vantagem em todos os testes realizados.
Apesar de não ter sido desenhado especialmente para jogos, o Windows 10 apresenta sem dúvida um óptimo desempenho quando comparado com sistemas específicos para a área do Gaming. Certamente que a Valve está atenta e melhorará o seu sistema nos próximos tempos…mas por agora o Windows 10 vence.