A Valve decidiu cortar o cordão umbilical que a ligava ao dispositivo Steam Link, naquela que é uma medida algo controversa, mas que representa, acima de tudo, um sinal dos tempos.
Embora seja uma decisão polémica por parte da Valve, deixando a comunidade ansiosa, há ainda mais que está para acontecer.
Segundo notícias veiculadas recentemente pela própria marca, a Valve encontra-se decidida a descontinuar o Steam Link naquela que será uma decisão, não muito consensual, mas que acaba por não ser completamente despropositada.
O Steam Link trata-se de um dispositivo desenvolvido para a disponibilização de jogos lançado originalmente por volta de 2015 e cujo objetivo era tão simples quanto o de o transformar numa espécie de hub de jogos caseiro.
Trata-se de um mecanismo que libertaria os utilizadores das amarras tradicionais ao PC permitindo disponibilizar conteúdo para qualquer dispositivo da casa. Basicamente permite que se jogue em Smartphones, Tablets ou Smart TVs através de streaming.
Um conceito interessante mas que acabou por perder algum espaço com a natural evolução dos tempos. Por um lado, existe atualmente uma massificação de dispositivos (por exemplo SmartTV) com sistemas operativos próprios que lhes permitem ser, eles próprios, autênticos hubs de gaming.
Por outro, a constante evolução das consolas (portáteis ou não) acabou também por fazer diminuir o espaço para o aparelho da Valve e por fim o hábito criado dos jogadores de PC e consolas usarem precisamente os serviços dessas plataformas, acabaram talvez por ajudar na tomada da decisão.
Assim sendo, e apesar de estar esgotada na Europa a Valve admitiu que não irá disponibilizar mais boxes para venda, dando no entanto, garantias que irá manter a assistência (hardware e software) a quem já a adquiriu.
Contudo, isto não é o fim e já existe uma App com o mesmo nome que, supostamente irá ser o grande trunfo da Valve para contrariar este recuo.
O conceito é também simples e aproveita-se do facto de todas essas plataformas (Smartphone, SmartTV…) terem os seus próprios sistemas operativos. Dessa forma a App Steam Link poderá ser instalada e permitir aos jogadores usufruírem dos seus jogos nos mais variados dispositivos caseiros.
A App Steam Link não será disponibilizada (para já) na App Store.
A Valve não declarou explicitamente que vai deixar de fabricar a box Steam Link, mas se o utilizador olhar a lista na loja Steam, claramente diz que a “oferta de dispositivos de hardware físicos do Steam está esgotada”. Vamos esperar por desenvolvimentos, nesta altura em que a azafama de natal começa a acontecer.