A Microsoft tem mantido ao logo do tempo uma aposta forte nos comandos para a Xbox One com o lançamento de variadas edições especiais.
Apesar de já ter sido lançado há algum tempo, o Pplware teve a oportunidade de experimentar o Comando Sem Fios Sport Red Special Edition.
Mais que apostar em edições especiais de consolas, a Microsoft tem optado por uma estratégia que lhe tem permitido o lançamento de variadíssimas edições especiais e/ou limitadas de controladores.
O Comando Sem Fios Sport Red Special Edition é precisamente uma dessas edições mais recentes e, apesar de já ter sido lançado no mercado há algum tempo, eis que o Pplware teve a oportunidade de o experimentar.
Este controlador Bluetooth é, como podem ver pelas imagens que mostramos, um controlador extremamente elegante à primeira vista. Com um vermelho vivo o controlador apresenta ainda algumas outras modificações.
A parte inferior do comando apresenta-se com uma pintura em mosaicos metalizados que, sendo meramente estéticos, lhe conferem uma apresentação um pouco mais sóbria e menos exuberante.
Por outro lado, a parte traseira inferior do controlador, onde as mãos do jogador encaixam (dedos anelar e mindinho), encontra-se revestida por uma “pele” de borracha escurecida que, além de dar um visual mais sombrio, também confere uma mais-valia para o jogador. Isto pois, essa área de borracha empresta uma maior aderência ao comando ficando assim mais “agarrado” à mão que quem joga.
A “pele” em borracha veio-se a revelar extremamente útil e ajustada para o uso do controlador!
Entretanto outras mudanças visuais são facilmente visíveis. Por exemplo, os botões A, B, X e Y, perderam (no Sport Red Special Edition) as suas cores e mostram-se assim com as letras a vermelho num fundo escuro. Assim como o botão Xbox, surge também com as cores trocadas, com o fundo preto e o símbolo a vermelho.
Tratam-se meramente de alterações estéticas mas que, no resultado final, encaixam bem e ajudam a dar ao controlador uma aparência distinta.
No entanto, e além da óbvia componente estética, também se verificam algumas melhorias técnicas. A primeira das quais prende-se com uma notória melhoria ao nível dos botões direccionais que foram aprimorados nesta edição.
Bluetooth permite compatibilidade com sistemas Android
O controlador possui ainda uma entrada jack de 3,5mm que funciona bastante bem e tanto em FIFA 19 como em World War Z, não se tendo notado quaisquer problemas com o speaker.
Por fim, o facto do sinal de wireless ter sido ampliado com a ligação via Bluetooth, que tanto se pode usar em PC (com Windows 10) como em sistemas Android.
Relativamente à qualidade dos materiais não se vislumbra uma particular atenção, ou seja, os componentes (analógicos, botões, gatilhos) parecem feitos do mesmo material dos controladores comuns e padecendo dos mesmos riscos e ameaças. Por exemplo, tantos os analógicos como os gatilhos poderiam ser um pouco mais robustos..
Resumindo e concluindo, este controlador é uma boa e elegante opção para quem pretenda adquirir um novo comando para a sua Xbox One (e não só).
O preço é de 64.99€ e, além do site oficial na Microsoft, poderá ser encontrado também em lojas da especialidade.
Entretanto, e para os jogadores que apreciem o estilo do controlador, existe um Sport Red Xbox Pro Charging Stand (com os mesmos motivos) mas que está ainda em pré-venda, ficando disponível apenas a 14 de Maio (Estados Unidos), e com um preço que deverá rondar os 49,99€.
A partir de 14 de Maio vai haver um Sport Red Xbox Pro Charging Stand a condizer (ainda se desconhece se e quando será lançado em Portugal)