Pplware

Sony PS5: a nova consola vai mesmo suportar todos os jogos PlayStation

A possibilidade de usufruir dos jogos desenvolvidos para gerações anteriores, ou retrocompatibilidade tem vindo a ser sugerida para a nova Sony PlayStation 5, ou simplesmente PS5. Aliás, já há cerca de um ano que um sem-fim de rumores tem apontado nesse sentido. Agora, temos uma nova patente a reafirmar as crenças.

Por outras palavras, temos um documento oficial a indicar a retrocompatibilidade dos jogos para a PS5.


É um sonho acalentado pelos atuais fãs e utilizadores da PS4, além de ser uma forma de rentabilizar ou continuar a tirar proveito dos atuais jogos. Felizmente, esta é a segunda patente a sugerir isso mesmo e, ainda que não seja uma confirmação oficial, é efetivamente um forte indicador.

A retrocompatibilidade para a Sony PlayStation 5

Mais concretamente, estamos perante uma patente descoberta pelo segmentnext. Um documento oficial, submetido pela Sony Interactive Entertainment America LLC no USPTO. Aí vemos detalhado, por exemplo, um software de sistema que utiliza um algoritmo para mediar a retrocompatibilidade.

Além disso, cumpre ainda referir que o documento foi submetido a 3 de junho de 2015. Entretanto, só agora (26 de março de 2019) é que recebeu proteção legal. Assim sendo, esta tecnologia pertence agora exclusivamente à Sony, estando protegida nos Estados Unidos da América. Em seguida podemos ver a descrição geral do documento que pode conter a chave para a retrocompatibilidade de jogos na PS5.

 

Contudo, importa também deixar bem claro que a existência de uma patente não obriga a detentora a tirar proveito da mesa. Significa sim, que quaisquer marcas que a usem, sem o devido licenciamento por parte da Sony (neste caso), estariam a infringir a tecnologia protegida.

Jogos da PS3 e PS4 na próxima PS5?

Olhando para a patente, temos a descrição de um algoritmo que informa a consola dos passos necessários para correr determinados jogos. Por outras palavras, o algoritmo auxiliará a PlayStation a lidar com os jogos “antigos”, sendo esta a sua utilização primária. Ainda assim, poderá ter outras aplicações, ainda desconhecidas.

Porém, ao longo do documento vemos a frase “Backward compatibility by algoritmh matching, disabling features, or throttling performance”. Assim sendo, será um software com várias aplicações práticas que coordenará a execução de jogos “antigos”. A referência ao “Backward compatibility” é bastante esclarecedora.

Em síntese, existem ainda muitas dúvidas em torno da Sony PlayStation 5 ou PS5, porém, esta é uma das poucas perguntas que aparenta já ter resposta. A possibilidade de utilizar os jogos concebidos para a PS3, além da PS4, na próxima geração da consola.

O seu lançamento ainda não está agendado, apesar de os rumores apontarem para 2020. Até lá, teremos gradualmente mais informações.

Exit mobile version