A Sony lançou a sua tão desejada PlayStation 5 há pouco mais de um mês. A consola de última geração conquistou miúdos e graúdos e tem sido um autêntico sucesso de vendas. E só não vende mais porque o stock está esgotado em diversas lojas de vários países.
Por outro lado, a antecessora PlayStation 4 continua a vender bem, mas talvez já tenha os dias contados. De acordo com as recentes informações, a marca já encerrou a maior parte da produção da PS4 no Japão.
Maioria da produção dos PS4 é encerrada pela Sony no Japão
De acordo com o site japonês Game Watch, a Sony anunciou que a maioria da produção dos modelos da PlayStation 4 será encerrada. Esta decisão certamente tem como objetivo promover a produção, procura e compra da nova consola PlayStation 5. Lembramos que após breves momentos do seu lançamento, a 19 de novembro, a PS5 ficou rapidamente indisponível em várias lojas de todo o mundo.
Na página da Sony no Japão, verifica-se que apenas está disponível a PlayStation 4 Slim preta de 500 GB. As restantes, assim como a PlayStation 4 Pro, foram removidas.
Na loja de Portugal, as consolas aparecem mas ao clicar na opção ‘Comprar já’ volta à mesma página.
Recordamos que a PlayStation 4 com o design original já foi descontinuada. Desta forma, a marca oferece apenas a PS4 Slim como consola base desde 2016. Por sua vez, a versão da PlayStation 4 Pro terá assim a sua produção terminada apenas quatro anos depois do seu lançamento.
Por outro lado, sem estas consolas na linha de produção, a Sony terá então mais disponibilidade e orçamento para investir no fabrico das novas PlayStation 5. E bem que os jogadores agradecem o facto de as lojas voltarem a ter stock.
Para além disso, algumas lojas físicas do Japão já estão a avisar os clientes que não vão receber mais encomendas dos modelos PS4 500 GB branca, PS4 1TB preta e branca, PS4 2TB preta e PS4 Pro 1TB branca.
No entanto, mesmo com o término destas produções, a Sony já havia anunciado em julho de 2020 que a PlayStation vai continuar a oferecer suporte e novidades possivelmente até 2022. Eric Lempel, gestor e marketing da Sony garante que “A PlayStation 4 faz parte de tudo o que fazemos, e continuará a ser parte de tudo o que fazemos. Há muito para a consola a chegar”.