É verdade … apesar de toda a polémica e de todos os problemas que afligiram este lançamento, a realidade é que SimCity conseguiu singrar e, em pouco mais de duas semanas após o seu lançamento atingiu a excelente marca de 1 milhão de unidades vendidas.
Apenas duas semanas após o seu lançamento, SimCity registou mais de 1,1 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, tornando-se este no maior lançamento de SimCity de todos os tempos. Cerca de 54% das vendas foram relativas a versões digitais do jogo, descarregado diretamente para os PCs dos jogadores através da plataforma Origin ou outros serviços de download digital.
Aliás, este foi desde o inicio um dos pontos de discórdia maiores em torno de SimCity. A obrigatoriedade de ligação à internet e o facto de o jogo se apresentar numa espécie não declarada de realidade quase persistente, mantendo uma mecânica, no mínimo, estranha.
“SimCity teve uma excelente performance, com elevados índices de vendas em todo o mundo, para além da surpreendente procura no lançamento que ultrapassou em larga medida as expectativas para o jogo“, afirmou Peter Moore, COO da EA, acrescentando “SimCity é uma das marcas lendárias no sector dos videojogos e a Maxis apresentou um jogo re-imaginado e concebido para a era online.”
Que se trata de uma marca icónica no mundo dos videojogos ninguém duvida, e apesar deste lançamento ter sido manchado em parte por variados problemas, o que é certo, é que a base ainda se encontra lá e quem realmente gosta da simulação encontrará à mesma essa mística no jogo.
Os jogadores têm-se conectado a SimCity via Origin em números recorde: 44% das vendas do jogo foram efetuadas através do serviço digital de download direto da EA. Os jogadores de SimCity ajudaram também a estabelecer novos recordes para o número máximo de usuários simultâneos na plataforma Origin: agora com 1,3 milhões de utilizadores.
As estatísticas são bastante interessantes … Em apenas duas semanas:
- • Os jogadores de SimCity acederam ao jogo online durante mais de 15 milhões de horas.
- • Mais de 5,7 milhões de cidades originais foram criadas.
- • Mais de 780 milhões de edifícios foram construídos.
- • Os Presidentes de Câmara SimCity construíram estradas e trilhos suficientes para percorrer o globo mais de 40,000 vezes.
O estúdio da Maxis continua a melhorar tanto o jogo SimCity como a infra-estrutura dos serviços online: foi aumentada a capacidade do servidor em mais de 400%, otimizados os tempos de resposta do servidor em 40 vezes e implementadas correções, dando uma resposta direta às questões e sugestões dos jogadores sobre o desempenho do jogo.
Esta questão das manutenções evolutivas e correctivas é extremamente importante, pois caso contrário a EA arrisca-se a hostilizar uma grande franja da população gamer …