Pplware

Recupere a forma após o Natal com Your Shape Fitness Evolved!

Após o bombardeamento calórico do Natal e Passagem de Ano, grande parte da população portuguesa (e não só a feminina) apenas pensa em perder aqueles quilos extra dos Troncos de Natal e das Filhoses. Se para muitos, os ginásios, sejam eles mistos ou mais direccionados para um público-alvo especifico, são a melhor opção, para muitos outros, e devido a factores tão diversos como a falta de disponibilidade, privacidade, preços altos, entre outros não se afiguram como opção.

Pois preparem-se que com Your Shape Fitness Evolved e com o Kinect, já não é preciso sair de casa para ter um programa completo de Fitness e colocar-se de novo em forma. Vamos conhecê-lo um pouco melhor.

Já foi aqui, aqui e aqui discutido de forma intensiva, o valor acrescentado que o Kinect traz consigo. Dada a sua simplicidade e extrema acuidade na detecção dos movimentos do utilizador e detecção do ambiente que o rodeia, esta associação entre programas de fitness e o periférico da Microsoft faz todo o sentido e devo mesmo dizer que faz deste Your Shape Fitness Evolved um programa bastante bom, pese alguns detalhes menos bem conseguidos.

Uma vez que o Kinect consegue detectar, sem lag, e com veracidade os movimentos do utilizador, Your Shape Fitness Evolved consegue distinguir quase na perfeição, quais os reais movimentos que estão a ser feitos e quais as localizações exactas onde o utilizador está a falhar.

Quando se inicia Your Shape Fitness Evolved pela primeira vez, o Kinect faz algumas pequenas calibrações à área de jogo que temos disponível, e passa de seguida para a construção do nosso utilizador, e identificação do nosso perfil atlético. Após colocarmos o nosso peso e idade, são feitos alguns testes físicos para que o programa identifique a nossa prestação e nos possa associar um tipo de utilizador. A partir desse momento apenas temos de começar a queimar calorias.

Utilizando um interface extremamente simples e intuitivo, que a equipa de desenvolvimento conseguiu implementar colocando as opções de menus sempre à distancia do ponto onde o nosso braço se encontra (embora por vezes se confunda com as opções que pretendemos usar), o jogo apresenta-nos 3 opções iniciais para começarmos as hostilidades:

Conforme os nomes indicam cada tipo de opção apresenta-nos diferentes exercícios e programas distintos. De realçar que se podem utilizar acessórios como pesos, por exemplo, para os exercícios e que os Gym Games são uma forma bastante divertida de fazer exercício e que inclusive apresentam uma componente competitiva, uma vez que se pode jogar com até 4 jogadores alternadamente.

De acordo com o nosso perfil atlético poderemos usufruir dum plano de exercícios criado pelo programa, ou então criar os nossos próprios exercícios numa customização que mesmo assim poderia estar melhor trabalhada.

Ao longo do nosso avanço, os nossos resultados e objectivos vão sendo actualizados e além dos exercícios irem aumentando de dificuldade irão sendo desbloqueados novos exercícios e novas parametrizações para eles.

Do rol de programas de Your Shape Fitness Evolved, alguns são mais virados para determinado sexo, como por exemplo o Workout mais direccionado para os homens e o Fitness & Yoga para as mulheres, mas isso não quer dizer que haja impedimentos de por exemplo um perfil masculino fazer Yoga. Achei engraçado o facto de eu ter podido fazer o programa de pós-parto. Deixando a brincadeira de lado, este programa é extremamente útil e importante para as recém-mães que se encontram em casa com os seus recém-nascidos e que assim podem começar a readquirir as suas formas mais rápida e comodamente.

De qualquer forma, creio que não seria justo deixar de fazer um realce ao Kinect e a toda a mais-valia que empresta ao programa.

Recorrendo à possibilidade do sensor da Microsoft detectar mais de 50.000 pontos diferentes no nosso corpo, torna-se muito mais fiel a representação dos exercícios que estamos a fazer, e em tempo real. Não há praticamente lag algum e os movimentos são exactamente os que fazemos. Aliás, a imagem que aparece no ecrã por defeito da nossa personagem, é a nossa imagem mas sob o ponto de vista do Kinect, podendo ser mudada para filmagem real.

Um ponto particularmente interessante e que vai de encontro ao que disse anteriormente, prende-se com a capacidade do Kinect detectar os nossos movimentos em toda a extensão do nosso corpo, ou seja, se um exercício estiver a ser bem feito, mas estivermos a fazer deficiente movimento com os braços, por exemplo, o programa avisa-nos e indica-nos que tudo o resto está bem menos esse pormenor e ajuda-nos a corrigir.

Um outro factor positivo que o Kinect nos traz, é a eliminação do problema que a maior parte dos programas (com recurso a câmara) concorrentes apresenta, que se trata da delimitação dos nossos movimentos e da “leitura” do ambiente circundante. Por exemplo, em ambientes com pouca luminosidade, a leitura dessas câmaras perde a noção de onde acaba o utilizador e começa o resto da divisão, e com o Kinect isso não acontece. Apenas temos de nos manter numa determinada área de acção, indicada no ecrã, para que possamos ser reconhecidos em pleno pelo seu sensor.

Como aspectos menos bons, soou obrigado a indicar a ausência de exercícios de chão, como flexões ou abdominais. Tal facto deve-se à própria mecânica do Kinect e da detecção do corpo e movimentos que ele faz, mas nota-se a sua ausência.

Tenho de referir novamente o deficitário sistema de customização de exercícios que poderia ser mais flexível.

Existem também alguns problemas pontuais quando usamos roupas demasiado largas/soltas ou quando inadvertidamente nos viramos ligeiramente na nossa posição e deixamos de estar de frente para o sensor, situações essas em que o Kinect pode interpretar de forma errada os nossos movimentos. Mas isso resolve-se e bem … ou sem roupa ou com roupa mais ajustada ao corpo.

Uma outra coisa que reparei e que não gostei particularmente foi a ausência de sistemas de aquecimento antes dos exercícios e de alongamentos no final.

Uma outra coisa que me apercebi é que não se consegue criar perfis para utilizadores com menos de 30 Kgs. Isso exclui quase as crianças. Embora o público-alvo do programa não seja propriamente o infantil, penso que não seria mau de todo ignorá-las.

Não sendo um programa que substitui completamente um ginásio ou um treino profissional, o que é certo é que Your Shape Fitness Evolved consegue cumprir muito bem os objectivos a que se propõe, pois com o seu vasto rol de opções consegue fazer-nos queimar muitas calorias, tonificar os músculos ou apenas relaxar.

É um bom programa para quem quer queimar calorias no conforto do seu lar e que apesar de alguns pontos menos conseguidos, consegue ser um bom personal coach.


Homepage: Your Shape Fitness Evolved

Exit mobile version