Foi no inicio da distante década de 90 que recebi o meu primeiro computador. Nada como os de hoje, claro está … bastante mais limitado e do qual, infelizmente, já pouco recordo (drive de diskettes 3,5”, uns brutais 20 Mb de disco, …).
Apenas um aparte … na altura até chegava a usar um programa de nome Stacker que, supostamente duplicava o espaço do disco … 🙂
Imediatamente após ter recebido esse primeiro Personal Computer (depois a era dourada do Spectrum) ainda com o Sistema Operativo MS-DOS comecei, como seria normal a apetrechar-me de jogos e mais jogos … (na altura houve um autêntico boom de jogos) e um dos primeiros que arranjei e ao qual me viciei desde logo, mais um grupo de colegas, foi Norte & Sul (ou no original North & South), que também saiu para o 48K, Amiga e muitos mais.
O jogo era extremamente simples, mas brutalmente viciante. Com um grafismo básico, embora já bastante detalhado para a época, o jogo baseava-se no conflito norte-americano (Guerra da Secessão) entre o Norte (União de Estados) e o Sul (Estados Confederados), no qual o jogador tinha de escolher um lado e partir para a guerra.
Os USA estavam divididos em Estados e havia um mapa estratégico (à semelhança do usado em Rome: Total War) por onde movimentava os seus exércitos.
Os combates, passados num mapa representativo do Estado em questão, ocorriam quando um jogador invadia com as suas tropas um estado ocupado pelo inimigo e que tivesse lá também forças defensivas.
Os combates eram, na altura, do mais viciante que havia. Basicamente tínhamos três tipos de unidades: Cavalaria, Infantaria e Canhões, e era com estas unidades que partíamos para o confronto. Tanto a Infantaria como a Cavalaria avançava apenas para a frente e os canhões iam provocando os seus estragos ao longe. Era extremamente porreiro o facto de os soldados caídos em combate irem ficando para trás e dos tiros de canhões deixarem crateras no terreno.
Lembro-me perfeitamente que alguns dos cenários tinham obstáculos, como Canyons, ou rios e era bastante difícil conquistá-los até porque a Infantaria e Cavalaria apenas avançava e assim limitava bastante as suas movimentações e uso no terreno.
O jogo foi um autêntico vicio durante muitos e longos meses, e muitas horas foram perdidas (ou ganhas) de volta dele, com grupos de amigos que se reuniam lá em casa pela tarde fora …
No entanto, este artigo serve, não só para recordar esses bons velhos tempos, como também para indicar que North & South vive … e pode-se dizer que renasceu das cinzas, pois recentemente foi lançado o remake do jogo na AppStore.
Melhor, uma versão LITE foi lançada na AppStore para que os jogadores o possam experimentar e só tenho pena de não possuir um iPad para poder reviver este autêntico ícone dos videojogos que, além de se ter tornado num vicio para milhares de gamers na altura, deixou algumas bases para outros jogos de estratégia vindouros.
Esta versão LITE está limitada a um modo Singleplayer e incluí apenas um mapa de 1861 e um único nível de dificuldade (fácil).
O jogo completo contará com uma campanha singleplayer extensa passando pelos principais períodos da Guerra Civil Americana, e apresentando, além dum grafismo bastante detalhado e apelativo, alguns outros elementos de interesse tais como, alterações climatéricas, navios, comboios, cidades do Oeste, Índios e Mexicanos que levam a que o jogador tenha de se adaptar constantemente ao jogo.
Um modo multiplayer também estará presente, como não poderia deixar de ser e este North & South promete levar, tanto novos jogadores como os da velha guarda, a agarrarem-se aos seus iPads como se não houvesse amanhã, onde quer que seja.