Pplware

Quem quer novidades sobre Football Manager?

Estas são as primeiras novidades acerca daquele que é um dos jogos mais esperados deste final de ano: Football Manager 2019!

A Sports Interactive finalmente revelou novidades mais concretas acerca da edição deste ano de Football Manager. Há uma grande curiosidade em volta do que poderá melhorar este título.


O mundo gaming tem aguardado com bastante curiosidade para conhecer mais a fundo o que será mostrado como novidade, especialmente porque se acredita numa evolução no jogo, embora não se vislumbre nada de surpreendente ou bombástico.

Seja como for, no passado a Sports Interactive já tirou alguns coelhos da cartola e como tal, este ano poderá bem vir a ser o ano de um novo coelho.

 

Duas áreas fundamentais em foco

No comunicado que a SI Games revelou recentemente, existem duas áreas fundamentais que foram alvo de especial atenção pela equipa. Tratam-se de duas áreas de extrema importância na preparação de qualquer equipa de futebol: Treinos e Táticas.

Não se pode dizer que estas duas áreas tenham sido desvalorizadas nos FMs anteriores mas pelo que se pode perceber nas revelações agora feitas, prometem trazer um maior grau de realismo e complexidade à gestão do clube do coração.

Training:

Sendo uma das partes mais importantes duma equipa moderna de futebol, a SI Games abraçou a questão dos treinos com particular interesse este ano. Reuniu-se com diversos especialistas na área assim como teve o privilégio de trabalhar de perto com alguns clubes britânicos e tirou daí o melhor partido, de forma a apresentar um sistema de treinos em FM 2019 melhorado e mais dinâmico.

 

Treinos com sessões dedicadas

Em FM 2019 o dia de treinos será dividido em 3 sessões diferentes possibilitando assim uma configuração mais individualizada. Por outras palavras, vamos passar a poder criar planos de treino ainda mais esmiuçados e orientados.

O apoio dos assistentes e relatórios da equipa serão de extrema importância neste capitulo pois permitirão ao utilizador escolher o foco de cada sessão de forma mais objetiva.

 

Treinos focados em áreas específicas

Outra alteração destes treinos de 2019 passam precisamente pelo Focus de cada sessão. Anteriormente era possível escolher por exemplo, entre treinos ofensivos ou defensivos mas não se conseguia ir ao pormenor mais detalhado. FM 2019 traz a possibilidade de ir precisamente a esse pormenor.

Passa a ser possível dar instruções à equipa para treinar determinados aspetos práticos, como por exemplo instruir a equipa a treinar a Defesa de Bolas Aéreas. Este tipo de treino mais detalhado terá, como seria de prever, um certo impacto na equipa e na sua dinâmica, pelo que será interessante vermos o seu desempenho nos atributos dos jogadores.

 

Treinar posições

Um outro conceito introduzido m FM 2019 é o de Units (Unidades em português). Este conceito de treino tenta tendencialmente criar agrupamentos de jogadores por posição, ou seja, permitir agrupar os jogadores por função/posição em campo e treiná-los dessa forma com um focus mais orientado para a sua posição.

Estes treinos específicos serão flexíveis o suficiente para permitir que inclusive, se treinem novas posições para os jogadores do plantel.

Ao longo dos anos de FM, um dos conceitos mais comuns e que passam muitas vezes despercebidos é o sistema de Tutoring (acompanhamento de jogadores jovens por parte dos mais experientes).

No FM 2019 esse sistema foi melhorado de forma a suavizar a forma como se processa a passagem de conhecimento. Neste aspeto podem agora ser criados grupos de Tutoring (grupos de acompanhamento) constituídos pelos jogadores mais experientes do plantel e que tenham um perfil mais ou menos idêntico, e que cuja função será a de acompanhar os jogadores mais novos e juniores.

Táticas

As táticas de jogo são outro aspeto tremendamente importante no jogo moderno e como tal FM 2019 decidiu investir um pouco nesta área. Em FM 2019, uma das novidades será a inclusão dos Estilos de Jogo, ou seja, um conjunto de instruções que definem uma forma de jogar.

Um exemplo claro é o Tiki-Taka do FC Barcelona. Este tipo de configuração permite uma jogabilidade e gestão da equipa mais refinada. Estes Estilos de Jogo pré-definidos (ou criados pelo jogador permitem uma forma mais abrangente de criar táticas onde inclusive os roles dos jogadores são parametrizados (cada futebolista terá o seu papel).

Uma outra alteração, e de extrema importância refere-se à possibilidade de definir diferentes tipos de jogo e respetivas instruções consoante os momentos do decorrer do próprio desafio.

Trata-se de estabelecer cenários e de configurar a forma como a equipa reagirá a esse cenário. Por exemplo, poderá ser possível dar instruções especificas à equipa quando tem a posse de bola, mas definir instruções diferentes quando a perde. É interessante e as edições anteriores já tinham um pouco disto, mas em FM 2019 parece que a SI Games foi mais além.

 

Os guarda-redes estão agora noutro patamar

Os guarda-redes também receberam novas instruções para FM 2019. Segundo a SI Games, podemos agora dar aos nossos guarda-redes instruções sobre a rapidez com que coloca a bola em jogo, a zona do campo para onde deverá entregar e a forma como distribui o esférico (pé, mão).

Novos roles foram também adicionados aos jogadores (por exemplo o Pressing Forward), assim como novas instruções e mentalidade de jogo.

Sistema de Ajudas

Para todos os novos jogadores de Football Manager, a edição deste ano trará um sistema de ajudas ainda mais robusto que fará com que o arranque seja suave e fácil.

A introdução de um tutorial interativo que aborda a maior parte das áreas importantes do jogo é uma realidade que certamente irá ajudar. É uma utilidade interessante.

Bundesliga

Parece que finalmente teremos a Bundesliga devidamente licenciada. Já não era sem tempo, e este bem pode ser um exemplo que poderia ser adotado por outras marcas de videojogos que teimam em não conseguir licenciamentos.

Além dos jogadores e equipas atualizados, podemos ainda esperar os kits e badges de cada equipa.

New Look

Como tem acontecido também quase todos os anos, a SI Games também dedicou algum trabalho com o look do Football Manager 2019.

Apesar do user interface já se encontrar muito bem arranjado e arrumado, ainda há algum espaço para melhorar e com as novas opções de treino e táticas, houve melhorias a fazer. Tudo com o objetivo de tornar o jogo mais limpo e sóbrio claro.

 

O VAR pode ser algo curioso

Como curiosidade final, uma nota e rodapé sobre a introdução do VAR (Video Assistant Referee) em Football Manager 2019. Não sabemos ainda o impacto que terá no decorrer dos jogos mas acaba por ser uma introdução curiosa.

Por fim foi ainda dado a conhecer que foram alteradas ou melhoradas mais de 500 animações que incluem movimentos desde controlo de bola, cruzamentos, cabeceamentos, passes, remates, desarmes, celebrações dos jogadores e até celebrações do público.

Mais novidades serão dadas a conhecer nas próximas semanas… stay tuned!

Exit mobile version