A consola de próxima geração, a Sony PlayStation 5 está a caminho, mas até lá, ainda temos várias questões por responder. Ainda que as suas especificações já tenham sido confirmadas por Mark Cerny, o arquiteto da PS5, urge saber o seu preço. Ou não fosse esse um dos aspetos cruciais na hora da compra de um novo produto.
Ainda de acordo com a entrevista cedida por Mark Cerny ao Wired, o preço da PS5 será “apelativo”.
Em virtude da extensão da entrevista, alguma informação acabou por ficar nas entrelinhas. Contudo, temos agora uma nova lupa que nos deixa perscrutar o quesito do preço. Já, por outro lado, a data de lançamento continua a ser uma incógnita – não chegará em 2019, mas o seu desenvolvimento já está numa fase avançada.
Qual será o preço da Sony PlayStation 5?
Portanto, é seguro apontar as estimativas para 2020, o início de uma nova década, coroada pela chegada de uma nova consola. Ainda assim, cumpre ser dito que os detalhes do preço não foram precisados por Mark Cerny. Com efeito, foi uma temática bastante evitada, mas que eventualmente foi abordado, de forma evasiva.
No entanto, através do seu perfil de Twitter, Peter Rubin, o responsável pela peça da Wired com o testemunho de Mark Cerny, revelou um trecho inédito. Fê-lo através de um tweet com o intuito de clarificar este aspeto da Sony PlayStation 5. A mesma terá um preço apelativo para os jogadores, um termo propositadamente vago.
Me: There's always been a general range of launch pricing. Will the next console hew to that range?@cerny: I believe that we will be able to release it at an SRP [suggested retail price] that will be appealing to gamers in light of its advanced feature set.
(cont'd)
— Peter Rubin (@provenself) April 16, 2019
Isto não entrou na minha peça da PlayStation, mas tendo em conta o quanto o público está a especular em torno do preço da nova próxima consola da Sony (especialmente tendo em conta a nova combinação de SSD / Chip), acredito que devia partilhar um pequeno trecho da entrevista.
O preço da consola PS5
A questão colocada por Rubin foi astuta:
Existiu, sempre, um limite de preço geral para o lançamento. Conseguirá a nova consola manter-se dentro desse limite?
A resposta de Mark Cerny foi cautelosa. Sem tocar em qualquer valor exato, revelou apenas que os jogadores não se vão importar de pagar mais do que pagaram pela PS4. Isto devido Às especificações e novas capacidades da Sony Play Station 5.
Acredito que teremos um preço sugerido de venda ao público que será apelativo para os jogadores, devido às capacidades avançadas (da PS5).
Em síntese, o arquiteto da consola não disse que esta será mais cara, mas sim que o investimento valerá a pena tendo em conta as suas capacidades. Ainda assim, as suas palavras sugerem que a PlayStation 5 será efetivamente mais cara do que a PS4 – 399,99 €.
Por fim, neste momento o preço sugerido para a Sony PlayStation 5 é de 499, 99 €. Trata-se do mesmo valor que a Microsoft aplicou à sua Xbox One X e que não gerou contestação dos fãs. Mais uma vez, tudo se prende com as especificações utilizadas, e desde que estas sejam promissoras, o consumidor pagará.
Aguardamos agora por mais novidades em torno da PS5, entretanto, já temos uma nova Xbox.