De acordo com o brasileiro Cristiano Amon, presidente da Qualcomm, o futuro dos jogos passa pelas plataformas de streaming como o Google Stadia. Assim sendo, a PS5 ou a nova Xbox One da Microsoft podem ser as últimas consolas que compraremos. Ao mesmo tempo, o gaming crescerá também no setor mobile.
Com efeito, para o CEO da Qualcomm, as novas consolas a ser lançadas em 2020 poderão ser as últimas que quererá comprar. A culpa? Aponte-se o dedo ao promissor Stadia da Google à tendência por si criada.
A nova PS5 da Sony, bem como a nova Xbox da Microsoft devem ser apresentadas durante 2019. Ao que tudo indica, sejam os rumores e parcas fugas de informação, mas, para já não podemos ter certezas. Será um lançamento duplo pode ser um dos últimos a causar um grande impacto no mundo dos jogos.
A Sony PS5 e a nova Xbox One da Microsoft
Ambas as consolas devem incorporar novos e poderosos motores gráficos. Mais ainda, contamos com novos processadores, seja na PS5, bem como Xbox. Porém, são já várias as opiniões de especialistas que acreditam no final do formato físico. Em vez da consola tradicional, teremos um domínio das plataformas de streaming.
As próximas iterações das famosas consolas podem ser as últimas de uma era. Seja a PS5, ou mesmo a Xbox, o futuro pertence ao streaming de jogos, algo que se tornou bastante óbvio com a apresentação do serviço Google Stadia a 19 de março. É uma premissa ousada, mas reune o aval do presidente da Qualcomm.
Não há dúvidas, que a cloud será a nova consola – Cristiano Amon
De acordo com o relato do The Sun, Amon está convicto que a era das consolas físicas está a chegar ao fim, preparando-se o mundo dos jogos para uma nova revolução. Aliás, a Qualcomm é uma das parceiras que está a ajudar as gigantes tecnológicas como a Google a desenvolver as suas soluções, sobretudo nos smartphones.
O Google Stadia, os smartphones e o auxílio da Qualcomm
Jogar-se-á ainda mais, sem restrições de hardware ou plataforma. O presidente da Qualcomm e perito do streaming de jogos apontou que muito em breve se encerrará o domínio dos suportes físicos. Em detrimento da cloud, consolas como a PS5 e a próxima Xbox poderão encontrar um mercado menos recetivo.
“É apenas uma questão de tempo”, acrescentou Amon. Aliás, a sua opinião esta longe de ser singular, juntando-se assim às vozes de outros peritos da indústria. “Vais simplesmente ter que começar a pagar para jogar em qualquer ecrã, em qualquer dispositivo”, apontou o presidente da norte-americana Qualcomm.
Se tivermos em consideração o setor mobile, e lhe retirarmos as limitações do processador, então podemos encarar como plausível o streaming de jogos sofisticados de PC, através da cloud. Começamos a ver alguns anúncios de serviços de streaming de jogos. Estou certo de que teremos muitos outros a juntarem-se a esta tendência, muito em breve.
O testemunho de Amon mostra-se plenamente confiante nas capacidades do Google Stadia e, em certa dimensão, também do Apple Arcade. Entretanto, também a Microsoft estará a preparar a sua própria plataforma de streaming de jogos. Mais ainda, poderá lançar uma nova Xbox já preparada para esta realidade.
Em síntese, com o impulso da Google, o seu Stadia parece estar a fazer pender o mercado para uma nova realidade. Um novo paradigma para o mundo dos jogos, não dependente das capacidades limitadas do hardware atual, mas sim dependente de uma subscrição.