A passada sexta-feira 13 vai ficar marcada na história do mundo! Em Paris, um grupo de vários terroristas matou mais de 127 pessoas e deixou mais de 300 feridas.
Segundo o Ministro dos Assuntos Internos da Bélgica, Jan Jambon, os terroristas podem ter usado a popular PlayStation 4 para comunicarem antes dos atentados em Paris.
As investigações relativas ao que aconteceu na passada sexta-feira em Paris continuam. Agora, segundo uma revelação de um Ministro Belga, os terroristas podem ter usado o sistema de comunicação da PS4 para combinarem todos os pormenores do atentado.
Segundo Jambon, a escolha da PS4 pelos agentes da ISIS pode ter-se devido ao facto das comunicações serem realmente seguras e todo o sistema de comunicação ser bastante fechado.
A PlayStation 4 é ainda mais difícil de “monitorizar” do que o WhatsApp.
Quando a nova geração de consolas foi lançada, surgiu de imediato a preocupação com a privacidade dos utilizadores, isto porque as câmaras podiam ser usadas para realizar espionagem.
Mike Thompson, director de segurança de informação de produtos e serviços da Linus Information Security Solutionm refere que a PS4 utiliza um sistema de ficheiros de proprietário e o disco rígido é cifrado, o que acaba por tornar os ataques ao sistema e trabalhos de investigação forense bastante mais difícil.
Assim, empresas como a Sony e outras tomaram algumas medidas e melhoraram as plataformas de comunicação, algo que pode levado os terroristas a escolherem a plataforma de comunicação da PS4.