Pplware

Project Scorpio, plataforma de eleição para jogos

Apesar de ainda faltar algum tempo para a E3, evento no qual a Microsoft já promete mais revelações acerca da Scorpio, as novidades continuam a fluir, desde o momento de divulgação das specs da consola (ver aqui).

Se já antes as expectativas eram altas, agora atingiram um outro nível, na medida que a Scorpio afigura-se como uma autêntica bomba para jogar.


Segundo os responsáveis da Microsoft, a Scorpio é, ou será, uma consola feita totalmente a pensar nos gamers mas também pelos gamers. Por outras palavras, a Microsoft durante o processo de de projecto da Scorpio tomou em consideração inúmeros factores, muitos dos quais, provenientes da própria comunidade gamer.

Além das óbvias preocupações com os jogadores, a Microsoft teve também um especial cuidado em tornar a consola bastante acessível para a própria comunidade de desenvolvedores de jogos. E não apenas as grades editoras e grandes estúdios. A Microsoft está atenta e sabe perfeitamente que existe muita produção de videojogos feita por equipas indie, por pequenos grupos de desenvolvimento e entusiastas dos jogos.

Desse modo, e dada a constante interligação dos sistemas Microsoft (Windows 10) com a Xbox One (e futuramente com a Scorpio) a Microsoft promete que desenvolver jogos para a nova consola será mais simples, intuitivo e potente que até agora.

Phil Spencer, Xbox Lead emitiu na passada semana um comunicado no qual explica precisamente isto.

Um dos pontos que Spencer reforça, corresponde a uma característica nativa da consola, que é a de proporcionar o desenvolvimento de conteúdos em 4K. Sem dúvida será uma mais-valia da consola, ficando no entanto um pouco refém da aceitação do mercado ao 4K. A tecnologia já existe e os televisores 4K já se encontram um pouco por todo o lado, mas as vendas ainda não atingiram aquele ponto no qual se pode considerar uma massificação.

Conforma mencionei acima, e tem vindo a ser uma bandeira da Microsoft desde o lançamento da Xbox One, o facto do sistema operativo da Scorpio se basear no Windows 10 mantém a consola com um nível de compatibilidade sem par. Tamanha compatibilidade também assenta pelo facto da Microsoft estar a criar em redor da Scorpio o melhor e mais potente Kit de desenvolvimento, que inclui o Xbox One Development Kit que a Microsoft disponibilizou recentemente e que permitirá, segundo Phill, explorar cada recurso da consola até ao mais ínfimo pormenor.

Segundo as palavras de Phil Spencer, a Microsoft criou “A mais poderosa consola com os jogadores em mente. As mais poderosas ferramentas de desenvolvimento de videojogos com as equipas de desenvolvimento em mente. A consola com os serviços online mais rápidos e confiáveis a pensar nos jogadores online.

Temos consola, é o que apetece dizer. Dito tudo isto e com as specs da consola em mente, poderemos realmente afirmar que a Scorpio será uma pequena bomba de trazer por casa.

No comunicado Phil acaba com a indicação da quantidade de bons títulos que se esperam neste ano de 2017, referindo à capacidade de retro-compatibilidade que a Scorpio apresentará. Não deixa no entanto de reforçar a forma simples como as equipas de projecto poderão melhorar os seus jogos passados para poderem ser corridos em 4K.

Na E3, mais novidades serão reveladas. Teremos de esperar apenas mais um pouco …

Comunicado Phil Spencer

Xbox One Development Kit

Exit mobile version