Ainda bastante longe dos inícios dos principais campeonatos de futebol … aliás, ainda longe das próprias pré-épocas … a Konami dá o pontapé de saída nas hostilidades.
Sim, já deverão saber ao que me refiro. A Konami já revelou que Pro Evolution Soccer 2017 se encontra no balneário e a equipar-se para mais uma época.
‘The Pitch is Ours‘ era o lema de PES 2016 mas isso já é passado e para a edição de 2017, ‘Control Reality‘ é o chavão.
Acredito que este chavão deverá ser interpretado de duas formas distintas mas que se unem no final. Por um lado indica claramente de que o jogo se vai tornar mais realista graficamente, e por outro lado, apontará para uma interpretação de que o jogador controlará a própria ‘realidade’ do jogo, sugerindo um forte investimento na jogabilidade e inteligência artificial.
O motor de Pro Evolution Soccer 2017, que assenta sobre o Fox Engine é só por si um motivo gerador de expectativas, restando saber se o salto qualitativo em relação à edição de 2016 será (ou não) um verdadeiro salto de campeão.
Verdade seja dita, a edição do ano passado (que o Pplware aqui descreveu) apresentou-nos um Pro Evolution Soccer mais maturo, mais táctico, mais fluído. Enfim, pode-se dizer que PES 2016 consistiu num reavivar da alma de PES e agora só se espera que a tendência seja para melhorar, pois FIFA continua forte e a disputa entre os dois promete ser exigente e intensa.
Não sei se se lembram, mas no inicio da época passada surgiram algumas questões e boatos sobre a Konami, PES e o seu futuro. No entanto, se algumas dúvidas ainda restavam a meio da época, rapidamente se desvaneceram.
Primeiro surgiu um PES 2016 mais forte e consistente que o de 2015 e mais tarde com a noticia de que o Euro 2016 seria jogado com motor PES, todas as dúvidas se dissiparam. Ficou então certo que a Konami não iria deixar cair PES. Agora com esta noticia, PES 2017 já se equipa para mais uma época que se avizinha.
Os pormenores ainda são poucos mas já foram identificadas as principais features de Pro Evolution Soccer 2017:
- Real Touch – Diferentes jogadores têm diferentes toques de bola, certo? PES 2017 irá tentar reproduzir essa forma diferenciada de controlo e condução de bola.
- Precise Pass – Combinando o Real Touch (ver ponto acima) com um esférico com uma física mais realista, PES 2017 trará um maior desafio ao simples acto de passar a bola a um colega. O Timing do passe, jogador que controla a bola, a velocidade do jogador e da bola, … vários factores irão afectar efectivamente o desfecho de um passe.
- Authentic Visuals – Foi prometido um upgrade de valor para PES 2017 oferecendo um grafismo autentico com a incorporação do Fox Engine. Como é óbvio, a jogabilidade é de longe o mais importante mas temos todos de concordar que a componente gráfica ajuda a criar uma simulação mais imersiva e a Konami aposta assim numa representação mais realista de jogadores, estádios, efeitos de luz, público, relvado …
- Natural Player Movement – Se uma das coisas que PES ainda não se livrou foi de alguma prisão de movimentos dos jogadores. A Konami tem estado atenta a este pormenor e promete que na edição de 2017 haverão novidades. Segundo os seus responsáveis, centenas de novas animações foram adicionadas tanto a jogadores de campo como a guarda-redes (será que vão haver menos frangos escandalosos??). Com a inclusão de Real Touch e Precise Pass, a combinação de situações e movimentos corporais são imensas.
- Total Team Control – Uma equipa tem de funcionar como um autêntico ecossistema no qual os jogadores têm uma parte fundamental. Para PES 2017 a Konami promete formas mais simples e práticas de mudar a forma como a equipa funciona como um todo, permitindo alterar a mentalidade ofensiva da equipa, e a táctica com que encara o jogo.
- Advanced Instructions – Mais estratégias implementadas e com um maior rigor nas indicações aos jogadores é a premissa da Konami para PES 2017, ficando na ideia uma maior profundidade na elaboração das tácticas para jogo.
- Corner Kick Control – Determinar a forma como se processa o posicionamento defensivo nos lances de bola parada sempre foi importante num jogo de bola. PES 2017 dará bastante atenção a este factor (muitas vezes decisivo) de uma partida. Pormenores como marcação ao homem, marcação à zona, e até mesmo os movimentos especificos de determinados jogadores podem ser programados.
- Adaptive AI – ‘For the first time in a football game, the AI will learn how you play!‘ (Pela primeira vez num jogo de futebol, a I.A. vai aprender e entender a forma como o jogador efectivamente joga!’ Este é um dos grandes chavões de PES 2017 … A Konami promete uma I.A. que aprenda a lidar com a forma de jogar de quem tem os comandos em casa. Será???
Por estas razões todas, acredito que teremos um Pro Evolution Soccer 2017 forte e a digladiar-se de igual para igual com FIFA. E vocês? Acham que este é Ano de Pro Evolution Soccer?
Pro Evolution Soccer 2017 será lançado algures para a segunda metade de 2016 para Xbox One, Playstation 4, Xbox 360, Playstation 3 e PC.