Pplware

Portal Steam é 5x mais estável no MacOsX que no Windows

O Steam para Mac já está nas mãos dos jogadores há cerca de uma semana e a Valve tem vindo a recolher informação através dos utilizadores Mac. Para além das estatísticas que a companhia tem recolhido até agora: Dois terços dos utilizadores da Steam para Mac correm em portáteis, e após uma semana, 11 por cento de todas as compras da Steam são para Mac. Contudo, um dado surpreendente é que a mesma versão do jogo Portal é cinco vezes mais estável no Mac Os X do que no Windows.

O Mac Os X nunca foi a plataforma preferencial dos jogadores por falta de suporte de jogos ao OpenGL 3D. E parte do problema é de que os drivers para as placas gráficas do Mac Os X não serem optimizadas com a mesma frequência que as do Windows.

Num comparativo de OpenGL, entre o Mac Os X 10.6.3 e Windows 7 x64, feito pela Phoronix,  em hardware idêntico  (No caso foi um MacMini da Apple equipado com a placa gráfica 9400M) o Windows 7 venceu o Mac Os X em termos de velocidade.

Aparte disso, a Valve acredita que ainda existe muito espaço para que o Mac melhore em termos de desempenho bruto dos drivers em relação ao jogos, afirma um dos programadores da Valve, Jason Mitchell que “Nós vamos recuperar”, “A Apple está sem dúvida motivada em trabalhar connosco e nós estamos também a trabalhar directamente com os fabricantes de hardware, temos noção que o hardware é o mesmo mas as características do mesmo em termos de performance variam com o suporte que o SO tem.”

O fundador da Valve, Gabe Newell afirma também que a plataforma Mac e o seu suporte para OpenGL representam uma grande oportunidade para a companhia. “Nós ainda não temos a maturidade no Mac como temos no PC”, afirma Newell.

“Nós já produzimos jogos para Windows há vários anos, e para Mac ainda só produzimos há uma semana”, diz Jason Michael.

Para além da performance, Mitchell assume que o Mac tem outras vantagens, como o facto de um modelo específico e versão de OS, os programadores podem encontrar mais facilmente bugs e traçar um perfil de hardware com mais precisão. No Windows, os seus utilizadores beneficiam de actualizações mais rápidas para os seus drivers, ao ponto que os utilizadores Mac poderão ter que aguardar uma actualização maior do sistema, mas a proliferação das configurações possíveis de hardware e software torna muito mais difícil de resolver problemas.

Além disso, Newell acrescenta: “O quão surpreendente são os nossos jogos mais estáveis no Mac”, que visualizando os dados recolhidos pela Steam, indicam que “Os jogos são cinco vezes mais estáveis no Mac que no Windows” quando se analisa a métrica de minutos jogados contra o numero de incidentes ocorridos no mesmo período de tempo.

Newell comentou durante o Podcast que os gráficos de desempenho são a preocupação menor em comparação à melhor experiência que o Mac oferece em termos de estabilidade. “Estamos a começar a entrar num período em que o desempenho gráfico ficará um problema resolvido”, “Estamos a afastarmo-nos de gráficos líder (das consolas) para mais uma plataforma de serviços. É menos sobre pixéis por segundo e mais sobre micro-transições e identidade”. ARS Technica

Exit mobile version