Pplware

Playstation 3 – Último Castelo conquistado …

Após cerca de 4 anos de intensa briga com o sistema Playstation 3, e muitas tentativas falhadas e mesmo algumas falseadas, parece que a consola da Sony foi finalmente quebrada. Nas ultimas semanas, a internet viu-se inundada por noticias que apontam num unico sentido. Foi finalmente obtido um sistema que permite ignorar as protecções anti-pirataria da consola e permite ter controlo total sobre a mesma.

Até agora caracterizada pela sua aparente invulnerabilidade, parece que a Playstation 3 vai perder esse estatuto. Era uma questão de tempo até que tal acontecesse. PS JailBreak é o responsável por tal.

Conforme o que se pode apurar, e que tem vindo a ser divulgado na internet pelas entidades por detrás do PS JailBreak, este apresenta-se como um método bastante simples e praticamente inofensivo e minimamente intrusivo para o sistema. O processo é básico. Liga-se uma pen USB à consola (Slim ou Fat) que possui um software que uma vez instalado, permite correr a PS3 em modo Debug, ou seja, tendo acesso ao controlo total do sistema em ambiente de testes, podendo correr backups de jogos do próprio HDD da consola, através de USB ….

Um pormenor interessante e ainda algo dúbio no que toca a definições legais, prende-se com a garantia. Uma vez que este sistema se despoleta através do software que é instalado a partir da pen USB e só funciona com a pen ligada à consola, em princípio a garantia da consola não se encontra em perigo. Mas será mesmo assim?

No entanto existem ainda algumas limitações do sistema, como por exemplo apenas funcionar em sistema FAT32 apenas, e não em NTFS, e o facto de, apesar de haver a indicação que é compatível com todas as versões de firmware não ser aconselhável levar a cabo qualquer actualização posterior. Outra restrição é o facto de apesar de suportar os títulos actualmente no mercado para PS3 (começam a correr duvidas acerca dos títulos futuros), não suporta backups de filmes Blu-Ray, backups de filmes em DVD ou jogos de PS2).

Estas noticias têm estado a trazer doses maciças de excitação à comunidade gamer, mas também fortes preocupações á Sony, que já entrou em campo para combater esta nova ameaça. O primeiro exemplo disso passou-se na Austrália, onde a Sony avançou com um processo legal para eliminar a venda online deste PS Jailbreak que já estava a ser comercializado num conhecido site da especialidade.

Entretanto a comunidade gamer, por seu lado também não se deixou ficar e neste momento o código por detrás deste software de desbloqueio (exploit) encontra-se já na net com outra designação, PS Groove e como sendo um projecto Open Source, ou seja … não é comercializável mas podendo ser possuído por qualquer pessoa … A grande questão é, se existem ou não meios legais que a Sony possa invocar para tornar este software de ilegal, uma vez que até um software open source não deverá ser utilizado para fins menos … próprios, aliás devidamente identificado no aviso de acesso ao PC Groove: “This software is not intended to enable piracy, and such features have been disabled. This software is intended to allow the execution of unsigned third-party apps and games on the PS3.”

No entanto, grandes questões se levantam com estas notícias … novamente voltam à baila temas como os preços das consolas, preços dos jogos. Mas por outro lado, a necessidade de rever todo o processos de distribuição dos videojogos, bem como muitas outras questões que acabam por afectar esta industria.

Exit mobile version