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PES 2012 versus FIFA Soccer 12, Derby-Rei

Embora a bola já tenha começado a rolar há algum tempo nos relvados, para alguns de nós só agora é que chegou o inicio da época desportiva …. Pro Evolution Soccer 2012 e FIFA Soccer 12 chegaram às lojas!

Contrariamente ao que temos feito até aqui, desta feita a análise incidirá em ambos os jogos como se dum derby (e não o é?) se tratasse …

Tradicionalmente estes são dois títulos que ombreiam equilibradamente na qualidade apresentada, embora tenha-se notado nos últimos anos a um ligeiro descolar da série da Electronic Arts, especialmente a partir da edição de 2010.

Será que em 2012, alem do fim do mundo, PES vai conseguir apanhar o rival da Electronic Arts??

Menus para todos os gostos:

Com um modelo de menus algo retocado em ambos os títulos, o jogo da EA acaba por se perdido um pouco de limpidez na sua interpretação em relação ao da edição anterior. O esquema de menus horizontais com sub-menus a aparecerem por cima, acaba por estar um pouco espalmado numa localização inferior e sem uma leitura simples e imediata.

Ponto ganho pelo jogo da Konami neste aspecto.

 

Ambiente de Festa:

Um jogo de futebol sempre foi, é, e sempre será um palco onde a arte não se limita às quatro linhas. Toda a envolvência exterior também faz parte do espectáculo e neste aspecto ambos os jogos se encontram bastante equilibrados.

As imagens que antecedem os jogos são deslumbrantes e captam um pouco a essência do ambiente dum estádio antes do inicio dum jogo. Os cânticos, os gritos, as imagens do relvado e da antecipação do jogo … A Konami apresenta, no entanto, um trunfo bastante forte neste ponto que corresponde ao licenciamento da Liga dos Campeões, Liga Europa e da Taça dos Libertadores da América do Sul. O inicio de cada jogo dessas competições é simplesmente assombroso e, ouvirmos o hino da Liga dos Campeões antes de mais um embate de clubes milionários faz eriçar os pelos dos braços. É simplesmente delicioso. No decorrer do jogo, ouvimos os cânticos, os assobios, os incentivos, … enfim … estamos no próprio jogo. Neste Head-to-Head entre ambos, o equilíbrio apresenta-se neste capítulo. No entanto a presença das principais competições de Clubes da UEFA são um ponto a favor de PES 2012.

Um pormaior a que ambas as séries já nos habituaram e que não deixa de ser chato refere-se ao licenciamentos de clubes, estádios e jogadores. A série de FIFA tem-nos habituado bem, com os licenciamentos todos, enquanto que a série da Konami tem-nos consecutivamente habituado mal, com contínuas faltas de licenças. É chato … Tanto em FIFA como em PES os estádios encontram-se extremamente bem detalhados e imperiais, sendo possível assistir a pormenores simples como os stewards a tomarem atenção ao jogo, ou os suplentes a aquecerem junto à linha.

FIFA Soccer 12 – Drogba em grande estilo

 

As Caras do Jogo:

Os jogadores, elementos cruciais para um desafio encontram-se ao mais alto nível em ambos os títulos. Tal como tem sido apanágio das séries há sempre alguns retoques a este nível que aguçam ainda mais o realismo dos jogadores.

Embora FIFA 12 tenha a vantagem de ter mais equipas e jogadores licenciados, o grafismo de ambos os títulos é assombroso embora o número de jogadores que teve direito a trabalho redobrado seja maior em Pro Evolution Soccer.

Em ambos os titulos, e conforme se poderá ler mais adiante, cada estrela do futebol mundial (os galácticos como Cristiano Ronaldo, Messi, Xavi, Ibrahimovic, …) terão direito a ver representados no jogo as suas características pessoais. Por exemplo, Messi e controlo de bola, Cristiano Ronaldo e remates de longe, …

FIFA apresenta também os planteis bastante mais actualizados que PES, tendo já as ultimas transferências incluídas. Este é um ponto importante, que no caso de PES acaba por cortar um pouco aquele ímpeto inicial .. nada que um Update ou algumas horas de edição não resolvam … mas …

 

PES2012 – Caras Portuguesas

Relvado Verdinho:

No entanto e apesar de toda a envolvência do ambiente exterior é em pleno relvado que a magia acontece. E neste capitulo há muito por onde discutir e talvez as maiores diferenças entre ambos os títulos.

Começando por PES, a Konami fez algumas promessas quanto a esta edição de 2012 e, até certo ponto cumpriu-as. Algumas melhor que outras, diga-se.

A primeira foi de inclusão dum Sistema de IA mais útil e realista em campo e sim … as alterações que PES 2012 recebeu foram para melhor quer na inteligência presente em todos os desafios, quer na própria jogabilidade…. creio que será verdade afirmar-se que, em PES 2012 existem realmente equipas em campo, e que no decorrer dum jogo se comportam como tal. Os jogadores não só pressionam mais e ocupam melhor o espaço defensivamente, como em  ataque, abrem mais linhas de passe e apoiam a ofensiva. Um pormenor que por vezes ainda se nota é uma certa rectilinearidade na progressão do jogador da IA em campo, avançando demasiado em linha recta quando teria opções mais válidas. Mas nada de grave.

A segunda promessa foi a de inclusão dum novo e melhorado sistema de Controlo de Jogadores Sem Bola. Embora se trate de algo complicado no inicio, acaba por ser uma manobra de ruptura muito útil e bastante bem implementada, para fugir a marcações cerradas de adversários. Por exemplo, se virmos que o avançado está sobre marcação cerrada dos 2 centrais adversários, com ajuda do manípulo direito podemos “seleccioná-lo” e dar-lhe ordem para se desmarcar ou abrir espaço e … o resto deixo-vos à vossa imaginação. É uma inovação brilhantemente pensada e bem implementada. Este sistema também se apresenta nos lances de bola parada, abrindo assim mais opções tácticas.

A terceira  foi a da melhoria generalizada do sistema defensivo e de física da bola e jogadores. A bola comporta-se cada vez mais como, …. uma bola. No entanto há alturas em que parece que a gravidade não actua sobre ela da forma mais perfeita. Felizmente acontecem poucas vezes.

Por fim a derradeira promessa e já mencionada acima, as melhorias gráficas.

PES2012 – Derby de Milão

O ritmo do jogo tornou-se mais intenso o que torna mais difícil manobrar a equipa e criar ocasiões de perigo. As novas animações de movimentações dos jogadores e sistema de fintas melhorado caracterizam PES 2012 como não sendo um jogo de mera posse de bola, mas de construção inteligente e de decisão rápida. Pormenores como os ressaltos na relva afectam as finalizações, a pressão dos adversário faz acontecer bastantes vezes remates desastrosos … Pormenores importantes e bastante realistas.

No entanto, aqui e ali ainda se notam alguns aprisionamentos nos movimentos dos jogadores que acabam por limitar um pouco a fluidez dum jogo. Um outro aspecto que apesar de ter sido melhorado, ainda necessita de algo mais é o sistema de desarmes, que continua a apresentar uma interface não tão imediata e algo lento de resposta aos comandos. Por seu lado, FIFA 12 mantém o que tinha e ainda conseguiu ir mais além. A IA que recebeu mais uns neurónios extra, transformou os jogadores das equipas adversárias ainda mais acutilantes, os nossos colegas de equipa ainda mais inteligentes e no cômputo geral, transformou o jogo num jogo mais realista ainda. Neste aspecto ambos os títulos estão bem servidos e o empate mantém-se.

Se a edição do ano passado apresentava algumas lacunas ao nível do desarme, esta edição de 2012 acaba por dar-lhe uma especial atenção. Além dum novo sistema de pressão e desarme  que terão uma breve curva de adaptação, surge também um novo sistema de controlo posicional do adversário através do qual podemos “utilizar” um outro jogador da nossa equipa para pressionar ou controlar a movimentação dum adversário enquanto o nosso jogador se mantém na sua posição. É útil, mas demora algum tempo a dominar.

Os desarmes acabam por estar intimamente ligados ao timing do corte e, apenas existem dois momentos … timing certo ou timing errado. Uma melhoria que foi muito bem incluída em FIFA 12 é o novo sistema de colisões em que o resultado dum lance disputado depende e muito, não só do contacto com o adversário como também da zona em que é tocado. Isto tanto nos passes, cortes como remates também. É uma inovação que a EA implementou que realmente vai de encontro ao realismo que se pretende. Um contacto entre dois jogadores nem sempre é sinónimo de perda de bola, ou de queda, ou de remate transviado. Com este novo sistema apercebemo-nos de que realmente o movimento do jogador é afectado mas varia consoante o local do corpo onde se dá o contacto e a intensidade do mesmo. Muito bom mesmo.

 

FIFA Soccer 12 – Cristiano Ronaldo em marcação de Livre

O passe é essencial no desenrolar dum jogo. E quer em PES 2012 ou FIFA 12 essa importância encontra-se presente. Se bem que em PES, algumas animações mais mecanizadas dos movimentos dos jogadores possam condicionar um pouco a qualidade do passe, o que é certo é que uma boa circulação de bola é crucial para um jogo. O sistema de passes em profundidade está bastante bom e é delicioso conseguirmos fazer uma triangulação no meio campo e desmarcar um extremo para ir à linha. Os passes longos é que por vezes parecem demasiado direccionados. De qualquer forma, um passe nem sempre chega ao destino, seja por força a mais, a menos, direcção torta, ressalto da bola, ou porque o nosso avançado foi bloqueado por um defensor. O jogo passa-se com bastante fluidez e com lances reais.

Em FIFA 12, a jogabilidade que, na edição do ano passado estava soberba, ainda conseguiu ser melhorada. A fluidez dos jogadores é agora mais livre e é com bastante frequência que vemos os nossos adversários ou colegas de equipa fazerem diagonais, algumas mais transversais que outras. O jogo da IA não é linear, ao contrário de alguns momentos de PES 2012 o que faz com que cada jogada em FIFA seja uma jogada completamente nova. O apoio que a AI incute aos companheiros de equipa fazem com que estejam sempre ou quase sempre a tentar abrir espaços e o sistema de triangulações e desmarcações foi melhorado apresenta-se como base fulcral na evolução do jogo da equipa. Para se ganhar jogos é preciso marcar golos e quer em PES 2012 ou FIFA 12 esses aparecem das mais variadas formas e feitios e sempre com doses maciças de espectacularidade. Seja de cabeça, de pé, de pontapé de bicicleta, de moinho … os golos em ambos os títulos estão ao mais alto nível. No entanto, e graças à melhoria implementada na IA dos jogadores, vemos muitos mais lances de acordo com as mais-valias de cada jogador. Por exemplo, Messi tenta invariavelmente levar a bola até à área, enquanto Cristiano Ronaldo experimenta outras zonas mais laterais e tenta bastantes vezes o remate de longe.

FIFA Soccer 12 – Wilshere, estrela do Arsenal

World United:

O Online como seria de esperar está presente e em força. Ambos os títulos reforçaram o seu online e a rivalidade neste capítulo está onfire. Da simplicidade de Pro Evolution Soccer 2012, à variada oferta online de FIFA Soccer 12, creio não ser abuso afirmar que estamos perante dois monstros consumidores de horas aos nossos próximos meses.

Entre outras novidades que PES 2012 traz, é de louvar o regresso do Master League Online, além dos modos tradicionais de 1×1, 2×2 ou jogo de equipa. Um pormenor interessante é a inclusão do sistema de atribuição de nota de FairPlay ao adversário que defrontamos online.

Uma outra novidade, e que requer acesso ao Facebook, é a inclusão de MyPES, que além de permitir interagir com o Facebook, permite “criar” uma comunidade de amigos para jogar PES e competir entre si, usando o Facebook como meio de comunicação dos resultados. É interessante e uma forma de se aproximar com as redes sociais. Em FIFA 12, os modos tradicionais encontram-se todos presentes, incluindo agora o Ultimate Team.

Um pormenor que merece a pena focar em FIFA 12 e que nos é apresentado logo no inicio do jogo é a possibilidade de indicarmos qual o Clube que apoiamos ou do qual somos adeptos. Trata-se dum dado estatístico que é alimentado por todos os fãs por esse mundo fora (Agora é que vamos ver se o SLB tem realmente 6 milhões e picos de sóces),no qual as nossas prestações diárias (online e offline) acabam por ajudar esse mesmo clube, pois os pontos de experiência que ganhamos são adicionados aos de todos os outros apoiantes desse clube e consoante a média de valores total, acabam por identificar o ranking desse clube online.

Gostaria de referir ainda que em ambos os jogos não tive quaisquer problemas de ligação ou lag no online e essas mesmas ligações mantiveram-se estáveis … pelo menos até agora. Ambos os mecanismos de emparelhamento de jogos mostraram-se correctos e equilibrados.

 

PES2012 – Copa dos Libertadores da América

Apreciações Finais:

PES 2012 e FIFA Soccer 12 são e serão sempre os grandes Imperadores do Desporto-Rei virtual e a edição de 2012 voltou a colocá-los num alto patamar.

A Konami com um esforço suplementar conseguiu melhorar bastante a qualidade de PES naquele que era considerado o seu calcanhar de Aquiles até bem recentemente, a jogabilidade, enquanto que a Electronic Arts conseguiu melhorar o que já antes tinha de excelente e ainda ter tempo para inovar.

Duma forma resumida, PES apresenta como porta-estandarte o facto de ter conseguido melhorar e bastante a sua jogabilidade. FIFA conseguiu melhorar o que já tinha de bom e ainda arranjar espaço para inovar.

A vitória do Derby vai para FIFA Soccer 12, mas pela margem mínima. Pode-se dizer que venceu a equipa com uma maior posse de bola, contrariando uma equipa mais impetuosa.

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