Pplware

PC Gaming ou Consolas! O que devo escolher para jogar?

O segmento do gaming tem milhões de adeptos e gera também milhões em todo o mundo! Nesta área os jogadores podem adquirir consolas, que são desenhadas e otimizadas para oferecer a melhor experiência do gaming, ou então,”artilhar” PCs capazes de rodar qualquer título.

Na hora de adquirir, deverá o jogador escolher um PC Gaming ou uma Consola?


PCs Gaming

Quando falamos de Desktops e portáteis, temos no mercado máquinas que podem ter diferentes sistemas operativos. No entanto quando surge a palavra “gaming” as atenções recaem totalmente sobre máquinas com o popular Windows.

Uma enorme quantidade de jogos também tem sido lançada para Linux e MacOS, mas a variedade ainda é um pouco limitada e daí o Windows estar uns níveis à frente.

Além disso, podemos também escolher entre um Desktop e um portátil. Se optarmos por um portátil para gaming, o valor final de poderá ser bastante superior ao de uma consola.

Consolas

Quanto às consolas, temos uma enorme variedade de escolha. Em primeiro encontramos as “mainstream” sendo elas a Playstation da Sony e a Xbox da Microsoft, que são as mais populares e também para as quais existe uma maior seleção de jogos.

Além destas, temos também consolas designadas de “casuais”, que visam em oferecer uma experiência de entretenimento familiar, que é o caso das consolas da Nintendo, como a Switch e a 3DS, ou como a Wii e a DS da geração anterior.

Estes dois tipos de consolas atendem a diferentes tipos de audiência, enquanto a Playstation e a Xbox competem com o PC, já as consolas da Nintendo têm um maior foco num momento de partilha familiar.

Preços

Vamos ser francos, as consolas foram um dos principais fatores para o aumento da comunidade “gamer” por todo o globo. A principal vantagem é a possibilidade de jogar qualquer título durante uns longos anos, sem se preocupar com problemas de compatibilidade ou ter a necessidade de alterar o seu hardware.

Ao contrário das consolas, não existe um padrão de hardware definido para um PC de Gaming. Cada utilizador escolhe os componentes que pretende e isso poderá influenciar negativamente o preço final do computador.

Com base no desempenho pretendido, pode-se dividir em diferentes patamares.

A vantagem do PC é proporcionar uma enorme liberdade, podendo assim fazermos uma atualização a qualquer momento. Embora com o tempo os saltos tecnológicos possam dificultar a substituição de certos componentes.

Muitas das vezes, as pessoas acabam por ignorar o facto da necessidade de periféricos como ratos, teclados, monitor entre outros que acabam por impactar no preço total de um computador para jogos.

Seleção de Jogos

Muitos dos jogos são desenvolvidos com foco nas consolas e apenas depois para PC. Isto deve-se às consolas possuírem maior parte da fatia da indústria.

No entanto, hoje em dia as datas de lançamento são as mesmas para as duas plataformas, contudo ainda observamos alguma exclusividade em certos títulos.

Ainda assim existem jogos exclusivos tanto para consolas como para PC, sendo este um fator a ter em consideração na hora da decisão.

Compra

Nas consolas as duas formas de adquirir um jogo é através das lojas online das fabricantes como PSN e Xbox Live ou então através de cópias físicas. Por sua vez, os utilizadores de PC têm uma imensidade de opções, como cópias físicas, plataformas online como a Steam da Valve, Origin da EA e a Uplay da Ubisoft.

A título de conclusão, apenas referir, do nosso ponto de vista, que na hora da escolha há que ter vários pontos em consideração, pois cada opção tem os seus prós e contras, como mencionámos neste artigo. Por um lado os PCs gaming garantem uma maior liberdade em termos de hardware, enquanto que as consolas são “caixas fechadas”.

Exit mobile version