Pplware

A Nintendo Switch já corre Linux e está perto de ser desbloqueada

Quando a Nintendo apresentou ao mundo a Switch, mostrou que conseguia inovar e reinventar o universo das consolas. Esta é uma consola que não tem uma forma fixa e corre em vários modos e em vários cenários.

Sendo tão bem-aceite pelo mercado, cedo começou a despertar a atenção de toda a comunidade que se dedica a descobrir falhas e a alterar estes dispositivos. Agora, depois de várias notícias, foi mostrado que a Switch já consegue correr Linux.


A Nintendo Switch tem sido alvo de várias tentativas, algumas bem sucedidas, de remover os mecanismos de segurança que traz nativamente. São vários grupos que se dedicam a desbloqueá-las e agora uma novidade chegou, e que mostra que há ainda muito para explorar nesta consola da Nintendo.

A Nintendo Switch já corre Linux

Foi o bem conhecido grupo fail0verflow que anunciou a mais recente novidade no universo da Nintendo Switch. O trabalho realizado mostra que esta consola está perto de ser totalmente alterada, abrindo um novo mundo de possibilidades para os utilizadores.

Na sua conta do Twitter o grupo fail0verflow mostrou uma imagem onde é possível ver uma Switch a correr Linux, tudo graças a uma falha encontrada no mecanismo de arranque da consola. Esta novidade mostra que em breve poderemos ter esta consola a correr outros sistemas operativos e a ter muito mais software disponível.

https://twitter.com/fail0verflow/status/960894909304786945

Como em muitos outros casos, este é ainda um trabalho preliminar e ainda demorará algum tempo a dar frutos que os utilizadores possam aproveitar. É, no entanto, uma vitória para quem estava a tentar quebrar esta consola.

Uma falha que não pode ser resolvida

Segundo o grupo fail0verflow, a falha da Switch está na ROM de arranque do chip Tegra X1 da Nvidia. Por estar nesta área, a falha não pode ser corrigida por uma atualização de software, o que a torna impossível de solucionar. Há ainda informações que nem será necessário instalar qualquer chip adicional, podendo ser explorada diretamente.

Não há ainda dados se o grupo fail0verflow pretende tornar publica a falha ou se vai criar os mecanismos para outros a explorarem. Caso o faça, estará a abrir a porta para muitas novidades nesta consola em breve.

Mais informações sobre a Nintendo Switch

Exit mobile version