O Android é dos sistemas operativos que mais se adapta a diferentes plataformas. Conseguimos encontrá-lo em quase todo o lado, até em equipamentos que não se esperava e que se pensava serem fechados.
Muitas vezes este trabalho é feito pela comunidade de programadores e depende apenas do seu empenho. A mais recente “vítima” desta migração é a Nintendo Switch. Esta consola pode agora usar o Android de forma direta.
A Nintendo Switch também já corre Android
O trabalho de trazer o Android para a Nintendo Switch tem sido feito ao longo do tempo. Lentamente e com várias fases esta consola recebeu o sistema operativo da Google. Foram vários os problemas e dificuldades ultrapassadas, sempre procurando fazer uma integração suave.
Claro que este trabalho deu frutos e agora está finalmente pronto para ser usado. A grande maioria das funcionalidades da Nintendo Switch está disponível e vai até ao ponto de funcionar já na doca desta consola.
A versão do Android escolhida para a Nintendo Switch foi o LineageOS 15.1. Esta não é, no entanto, a versão oficial e normalmente usada por esta distribuição. Foi adaptada para este hardware e preparada para dar também suporte aos periféricos que estão presentes.
Ainda mais destacado nesta nova adaptação está na forma como é usada. Basta lançar esta versão no cartão SD para que o Android seja aplicado na Nintendo Switch. Depois de usado, basta desligar e lançar novamente a consola para que o seu sistema esteja novamente disponível.
O LineageOS dá outra vida a esta consola
Claro que há, contudo, algumas limitações nesta versão. O ecrã da consola não se desliga quando está na doca e não roda automaticamente. Também o carregar da consola não é apresentado, estando na verdade a carregar normalmente.
Este é, por agora, um excelente trabalho que foi feito na Nintendo Switch. O Android dá inegavelmente outra vida a esta consola e permite muito mais do que temos nativamente. Há apenas a (grande) limitação de apenas poder ser usado nas consolas mais antigas (até 2018).