Este é um projecto ambicioso. Aliás, atrevo-me a dizer, um projecto extremamente ambicioso, pelo menos a avaliar pelas palavras da equipa da Novaquark.
Isto pois os responsáveis pelo jogo afirmam que este poderá ter milhões de jogadores em simultâneo… vamos ver melhor.
Dual Universe encontra-se em desenvolvimento (há alguns anos) pelos estúdios Novaquark e trata-se de um MMORPG de ficção cientifica que, nas palavras dos seus criadores será o maior jogo jamais desenvolvido.
A ideia será a de criar um Universo de ficção cientifica assente num mundo persistente e que possibilite albergar vários milhões de jogadores em simultâneo e de uma forma limpa, sem tempos de loading, sem escolhas de Worlds e afins. A equipa dá a este sistema o nome de Tecnologia Continuous Single Shard Cluster (CSSC).
O grande objectivo da Novaquark é o de criar a primeira civilização virtual (online) realmente convincente, potenciando que milhões de jogadores partilhem um Metaverse numa escala jamais vista. Um mundo com significado e onde tudo o que o jogador faça ou defina, tenha impacto e consequências junto dos outros jogadores humanos.
A história começa com a descoberta de uma estrela que entra em rota de colisão com a Terra. Dessa forma, milhões de humanos embarcam em naves espaciais para o Espaço para cimentar uma nova vida algures nas estrelas. E serão esses aventureiros espaciais que serão os jogadores no Universo de Dual Universe.
E será um mundo futurista passado nas estrelas onde cada jogador irá editar, criar e gerir as suas histórias em tempo real e partilhando-as com muitos outros milhares de jogadores.
O jogo terá uma forte componente de Exploração. A sós ou com amigos, os jogadores poderão partir para a descoberta de novos mundos e neles encontrar inúmeras surpresas, tais como recursos raros, outros jogadores e muito mais.
E depois cabe ainda ao jogador decidir como agir no meio disto tudo Será um simples aventureiro ou um negociante à procura de formas de enriquecer…
Isto porque em Dual Universe, a Economia será um dos pilares do jogo. A Novaquark prometeu que o jogo apresentará o sistema económico e financeiro mais realista possivel, jamais desenvolvido para um videojogo.
Tudo no jogo poderá ser vendido/comprado. Desde armar, naves, ferramentas, recursos, matérias-primas e até mesmo estações espaciais inteiras… tudo o que o jogador tenha ou construa tem um preço.
Fica, no entanto, a questão: o dinheiro será apenas ingame, ou haverá possibilidade de se injectar dinheiro real?
Uma vez que referimos as armas, será necessário mencionar que em Dual Universe existirá também a possibilidade de ocorrerem conflitos. Seja por supremacia numa zona, pela simples conquista de território, por recursos raros ou apenas por motivos estratégicos, os conflitos podem acontecer.
O jogador pode-se associar a outros jogadores ou fincar pé sozinho e criar as suas próprias defesas. Sistemas de defesa, naves de guerra, e Estações Espaciais tudo isto poderá ser construído como apoio à nossa civilização e império. E isto para a defesa… mas se os jogadores decidirem “jogar ao ataque”…
Bem… mas nem tudo se terá de resolver com guerra, certo? Para isso, Dual Universe apresentará ferramentas politicas para serem usadas e evitar o derramamento de sangue. Alianças podem ser estabelecidas, acordos e pactos poderão ser definidos… tudo em prol de evitar a guerra.
Isto pois, segundo a Novaquark, Dual Universe será baseado apenas num único Mundo onde todos os jogadores co-existirão e criarão as suas histórias. Será um mundo constante e vivo que nunca terá um fim (ou pelo menos é o que se espera).
Em Dual Universe, à partida, não iremos encontrar NPCs ou personagens controlados pela IA. Todos os personagens encontrado no jogo serão controlados por humanos o que levará obrigatoriamente a uma grande necessidade de interacção social
A equipa da Novaquark é composta por veteranos de diferentes proveniências. Existem elementos que já trabalharam para a Sony, Apple, Epic Games e Bioware.
Neste ano de 2019 a equipa conseguiu atingir alguns dos seus objectivos parciais para o lançamento do jogo (que ainda não tem data concreta). Talvez o maior feito tenha sido o facto de já ter sido levada a cabo uma simulação com 30,000 jogadores em simultâneo.
Entretanto, outro momento alto da companhia foi o facto de ter conseguido inaugurar um novo estúdio em Montreal.
Em Janeiro de 2020 terá inicio a fase Alpha 3 de Dual Universe. Visitem aqui para mais informações.