Pplware

Microsoft regista patente que permite à Xbox detetar as emoções dos jogadores

O desenvolvimento dos jogos eletrónicos está cada vez mais evoluído. Não só pela dinâmica e história de jogo em si, como também os gráficos, entre outros pormenores têm inovado graças às tecnologias mais avançadas.

Por outro lado, a Microsoft registou agora uma patente que vai permitir à Xbox detetar as emoções dos jogadores.


Patente da Microsoft vai ajudar a reconhecer as emoções dos jogadores

A Microsoft registou uma patente que vai permitir à sua consola Xbox determinar as emoções sentidas pelos jogadores durante a sua experiência de jogo. Esta nova tecnologia pretende interpretar as verbalizações realizadas durante os jogos através do chat de voz, de forma a detetar aquilo que os gamers sentem.

De acordo com as informações avançadas pelo site Gamerant, um dos motivos que originaram o registo desta patente deve-se ao facto de os novos recursos de acessibilidade resultarem em comportamentos mais rudes e agressivos. Por sua vez, para a gigante de Redmond, estas situações que envolvem linguagem desadequada e insultos, promovidos também pelo anonimato dos jogos online, podem levar a problemas emocionais dos jogadores.

Segundo os detalhes, a tecnologia analisa vários sinais específicos na voz. Assim, emoções como a raiva, medo e tristeza são alguns exemplos que a nova patente pretende identificar.

Há a indicação de que será possível criar o perfil do jogador de modo a registar padrões de comportamento ao longo dos jogos online. Ou seja, pretende-se identificar se um determinado jogador apresenta ou não um comportamento mais agressivo. Esta classificação será também conseguida através da quantidade de queixas sobre determinado jogador, quantidade de pessoas que o bloquearam e quantas vezes o jogador foi banido ou suspenso.

No entanto a Microsoft não revela de que forma vai utilizar as informações recolhidas, nem quando irá implementar a tecnologia. Mas certamente que será uma ferramenta que vai suscitar muita curiosidade.

Exit mobile version