Com o lançamento do Windows 10 a Microsoft revolucionou também o mundo dos jogos ao disponibilizar a sua biblioteca de desenvolvimento gráfico, o DirectX 12. O DirectX 12 garante um desempenho superior de até 50%, comparando com o DirectX 11, é mais eficiente em termos de recursos energéticos e é compatível com a maioria das gráficas actuais.
Até ao momento ainda existem poucos jogos que tiram total proveito das novas APIs. Para cativar os programadores e não só, a Microsoft mostra agora todo o poder do DirectX 12 no Gaming.
O DirectX é um popular conjunto de APIs gráficas que já vêm do Windows 95. Para mostrar todo o potencial do novo DirectX 12 a Microsoft disponibilizou agora um vídeo de demonstração.
O vídeo mostra algumas comparações relativamente ao DirectX 11, especialmente ao nível da performance onde o ganho de CPU é na ordem dos 50%. Ao nível da GPU o desempenho aumenta 20%, comparativamente ao DirectX 11.
São ainda poucos os jogos que utilizam o potencial do DirectX 12. Da “pequena lista” destacam-se o Quantum Break, Deus Ex Mankind Divided e Forza Motorsport 6 Apex. Sabe-se também que a Microsoft continua a trabalhar com a AMD com o objectivo de oferecer melhor suporte para esta tecnologia. Em breve vários jogos disponíveis para a Xbox One vão também chegar ao Windows 10.