O Google acabou de lançar o que pretende ser uma nova aposta no mundo dos chat-rooms virtuais.
À semelhança do Second Life, o Lively permite que os seus utilizadores escolham um avatar, muito ao estilo de um filme de animação, que pode ser personalizado, e posteriormente entrar em salas de conversação já existentes ou criar salas personalizadas que podem ser adicionadas a sites ou blogs. Com o seu avatar, cada um poderá interagir com outros avatar, “falando” apenas ou executando acções mais humanas como beijos, abraços, rir, chorar, gritar e muito mais.
O Lively surgiu de uma iniciativa da engenheira Niniane Wang, que queria uma “web social menos estática”. Niniane diz que em pesquisas surpreende-se com o facto de as pessoas considerarem muito mais significativo receber um abraço animado do que ver o texto “[[hug]]” (abraço em inglês) escrito na ecrã.
Desta forma, ela usou os 20% do tempo de trabalho que os funcionários do Google têm para se dedicar a projetos pessoais. O Orkut é outra ferramenta criada desse modo. Segundo Niniane, “se entrar numa sala do Lively que está no seu blog ou site favorito, poderá ter uma noção dos interesses do criador daquela sala, através da decoração e do ambiente escolhido”. “Está integrado na Internet. Não é um destino alternativo”, afirmou Niniane Wang. “A nossa intenção é complementar a vida real de cada um”.
Para o utilizar, o utilizador deve instalar o cliente oficial, que funciona apenas em Windows e acedê-lo através do browser (Internet Explorer ou Firefox).
A meu ver, temos aqui uma aposta interessante da Google, que peca no facto de apenas estar disponível para Windows, mas que num futuro muito próximo será alargado para Mac, segundo a programadora. “O dinheiro e programabilidade são questões que a empresa tem muito em conta, de facto. Um cliente Mac OS X é também uma grande prioridade”, acrescentou.
Vídeo de apresentação:
Será que o Lively atingirá a complexidade do Second Life, o qual todos nós conhecemos, ou pelo menos ouviu falar? Ficaremos atentos à evolução desta nova aposta do Google.