Pplware

Lançada a polémica sobre jogos no Windows 8!

Se tanto é verdade que desde que há Windows, que há jogos, também é verdade que desde que há Windows há problemas de compatibilidade, estabilidade de versões, … e por aí fora.

À medida que vamos evoluindo no tempo, e as versões do Sistema Operativo da Microsoft evoluem também, vão surgindo novas funcionalidades, novas bibliotecas, novos pacotes de desenvolvimento. Enfim a cada nova versão surgem inovações que têm de ser assimiladas pela indústria dos videojogos de forma a extraírem o que de melhor esses SOs podem oferecer.

No entanto é uma questão que nem sempre é sinónimo de simplicidade ou de sintonia de opiniões e o maior exemplo disto é uma entrevista recente de Gabe Newell, co-fundador da Valve acerca dos videojogos e do Windows 8.

Durante a sua entrevista, Gabe afirmou que a Valve se encontra centrada actualmente em desenvolvimentos para Linux e referiu-se ao Windows 8 como sendo uma “catástrofe” que fará muitos programadores e equipas de Project largar os seus desenvolvimentos para o SO da Microsoft. Referindo-se mais especificamente à potencialidade touch do Windows 8 como também às longas e complexas teias de distribuição de videojogos PC, Newell iniciou assim o que pode ser o abandono da Valve aos PCs. Pessoalmente não acredito no abandono, mas aposto que as suas miras estarão cada vez mais apontadas para o Linux.

Entretanto e apontando também noutra direcção, Newell adiantou que o único problema que está a atrasar a evolução do Linux são mesmo os jogos, pois a partir do momento em que a oferta se equipare à existente para o SO Windows então o boom será maciço.

The big problem that is holding back Linux is games. People don’t realize how critical games are in driving consumer purchasing behavior,” afirmou Newell. “We want to make it as easy as possible for the 2,500 games on Steam to run on Linux as well. It’s a hedging strategy. I think Windows 8 is a catastrophe for everyone in the PC space. I think we’ll lose some of the top-tier PC/OEMs, who will exit the market. I think margins will be destroyed for a bunch of people. If that’s true, then it will be good to have alternatives to hedge against that eventuality.

Entre outras afirmações Gabe indica que o Windows 8 e o seu sistema de touch terá previsivelmente um sucesso curto e que pessoalmente aponta mais para a interação ao estilo Kinect.

We think touch is short-term,” afirmou Newell. “The mouse and keyboard were stable for 25 years, but I think touch will be stable for 10 years. Post-touch will be stable for a really long time, longer than 25 years. There’s some crazy speculative stuff. I do think we will have bands on our wrists, and you’ll be doing something with your hands, which are really expressive.”

Entretanto e como é sabido do público o Windows 8 trará consigo um sistema de compra online de jogos, não só para Windows como também para a Xbox 360, o que por si só traz uma forte concorrência ao serviço Steam … da Valve.

Está lançada a polémica que cada qual interpretará como quiser. Seja como for, prevê-se uma forte aposta da Valve no sistema Linux o que por si só é uma mais-valia para os seus, cada vez mais, fãs e utilizadores.

Também Rob Pardo, Vice-Presidente Executivo de Game Design da Blizzard, se aproximou das afirmações de Gabe Newell e via Twitter divulgou que considera o Windows 8 como Sistema Operativo non-grato, conforme se pode ler nas suas palavras “not awesome for Blizzard either.”

Está lançada a polémica e vamos a ver qual o veredicto final. Resta saber quem sairá a ganhar no fim de contas … para bem de todos que seja o Mundo dos Videojogos e os consumidores … mas a ver vamos!

Exit mobile version