Pplware

Kinect – O Dispositivo de jogos sem fios da Microsoft

Em semana de E3, as novidades continuam a ser debitadas a um ritmo impressionante. Até à data, talvez as maiores estejam mesmo relacionadas com o Kinect para a Xbox 360º. Na continuação do excelente artigo do Rui Oliveira, eis que surgem mais algumas novidades acerca deste novo sistema de jogo.

Anteriormente designado “Project Natal”, o Kinect foi revelado no Domingo à noite num espectáculo do Cirque du Soleil, na véspera da Electronic Entertainment Expo em Los Angeles.

A Microsoft revelou hoje o Kinect para a Xbox 360, um dispositivo de jogos sem fios que a Microsoft anuncia como uma nova forma totalmente nova de viver o entretenimento na sala-de-estar.

Anteriormente designado “Project Natal”, o nome Kinect foi revelado antes do início da Electronic Entertainment Expo (E3) em Los Angeles, como parte de um espectáculo do Cirque du Soleil inspirado na tecnologia do Kinect.

O pequeno sensor negro do Kinect é ligado directamente à Xbox 360. Apesar das dimensões reduzidas, o Kinect inclui uma câmara, sensores de áudio e tecnologia de sensor de movimento que acompanha 48 pontos de movimento do corpo humano. Tem capacidade de reconhecimento de rostos e vozes.


Com o Kinect, os jogadores deixam de necessitar de memorizar as diferentes funções dos comandos de mão. “O utilizador é o comando”, disse Mike Delman, Vice-presidente de Global Marketing da divisão de Interactive Entertainment Business. “Basta colocar-se em frente ao sensor e o Kinect reconhece o movimento, ouve a voz e reconhece o rosto do utilizador”.

O espectáculo do Cirque du Soleil no Galan Center de Los Angeles incluiu poucas informações técnicas sobre o Kinect. Em vez disso, centrou-se nas novas experiências que permitirá. A Microsoft irá partilhar mais informações, como a data de lançamento e algumas ofertas de lançamento de jogos e entretenimento do Kinect, numa conferência de imprensa a realizar na Segunda-feira de manhã e que marcará o início da E3, o evento anual da indústria de videojogos.


Marc Whitten, Vice-presidente do Xbox LIVE, disse que 2010 poderia ser o melhor ano da Xbox. “É um ano fantástico! Basta observar as expectativas das pessoas”, referiu. “Mas também estamos entusiasmados por anunciar formas mais simples de desfrutarmos daquilo de que mais gostamos. As pessoas que ficam intimidadas por ter de utilizar um comando ou um controlador de jogo, poderão finalmente viver algumas das experiências de jogo ou de entretenimento que é possível desfrutar na sala-de-estar.

O ano passado, a Microsoft causou sensação com um pequeno vídeo que apresentava o Kinect e com a apresentação do conceito de jogo e de entretenimento sem comandos na Xbox 360. O vídeo foi um êxito e as demos desta tecnologia que se seguiram levaram aqueles que acompanham este sector a afirmar que o Kinect poderia agitar a gigantesca indústria dos videojogos (mais 10 mil milhões de dólares anuais nos Estados Unidos).


Por exemplo, em Janeiro passado, Josh Lowensohn da CNET escreveu que o então “Project Natal” seria uma “grande injecção de adrenalina no coração da Xbox 360”. O ano passado, depois de ter experimentado pessoalmente, Matt Buchanan da Gizmodo teceu comentários sobre a “notável sensação de controlo” e “envolvimento”. Referindo-se ao Kinect, a edição do Reino Unido da IGN Entertainment referia que “o controlo de movimentos é impressionante e o detalhe do reconhecimento ainda o é mais.

Algo que intrigou os especialistas da indústria foi o facto de o Kinect conseguir efectuar o acompanhamento total dos movimentos do corpo humano a 30 frames por segundo. Esta capacidade não é afectada pelo vestuário do utilizador nem pelo mobiliário do espaço envolvente. Tem ainda capacidade de reconhecimento de rostos e vozes.


O Kinect manteve-se secreto até ao lançamento do vídeo na E3 do ano passado. Após a conferência, voltou à “caixa negra”, mesmo entre as paredes da Microsoft, enquanto a equipa da Xbox continuava a trabalhar para o fazer ascender de protótipo à produção.

Para manter o secretismo, desde a última E3 foram feitos apenas dois anúncios sobre o Kinect – e um deles foi o do nome Kinect no Domingo à noite. O outro ocorreu no início deste ano na Consumer Electronics Show em Las Vegas, quando a Microsoft anunciou que o Kinect estaria nas lojas na época do Natal.


Segunda-feira são esperadas muitas mais novidades, disse Delman. Ele acredita que o Kinect ajudará a Xbox a aproximar-se do seu objectivo de vir a ser o hub de jogos e de entretenimento em todas as salas-de-estar. Apesar de o jogadores serem e continuarem a ser a pedra basilar da Xbox e do Xbox LIVE, a Microsoft pretende fazer do Kinect um meio para chegar junto de uma audiência nova e mais abrangente. Existem actualmente mais de 40 milhões de consolas Xbox 360 no mercado. O Kinect poderá ajudar a aumentar consideravelmente este número, uma vez que apela a utilizadores não tradicionais, como as crianças mais novas, mães e avós.


O espectáculo do Cirque du Soleil no Domingo à noite ilustrou este conceito contando a história de um rapaz e da sua Xbox 360. O espectáculo começa com ele a jogar sozinho na Xbox com um comando tradicional, mas quando o Kinect lhe é apresentado, bem como à sua família, todos se divertem com os jogos e desfrutam do entretenimento em conjunto.

Algumas pessoas não gostam de comandos”, disse Delman. “E o Kinect torna a experiência de jogo e de entretenimento mais orgânica e fluida, sem a imposição de barreiras que muitas vezes impedem as pessoas de participar.

Terça-feira, 15 de Junho às 15:30h e 21h, será transmitida na televisão Norte-Americana uma versão não comercial do espectáculo do Cirque du Soleil. EDT no Nickelodeon, MTV e outros canais. No final da semana será publicado um vídeo do evento em www.xbox.com.


Homepage: Kinect

Exit mobile version