Ainda antes do lançamento do Windows 8 já a Microsoft anunciava ao mundo que pretendia que este novo sistema e tudo o que se desenvolvesse daí em diante fosse feito de forma a que se integrasse com o novo ecossistema que estava a ser desenvolvido.
O Windows 8 saiu e a sua integração entre as diferentes plataformas onde é suportado é total, sendo inclusive alargada aos sistemas móveis e ao Windows Phone.
Faltava ainda a XBox para a integração fosse total e agora mais um passo foi dado nessa direcção. A disponibilização de jogos XBox directamente no Windows 8, trazendo toda a experiência de jogo da consola para o Windows.
Estes jogos que agora forma disponibilizados foram desenvolvidos pela Microsoft em conjunto com uma equipa da NVidia e pretendem trazer para o Windows muitos dos títulos que fazem sucesso na XBox.
A Microsoft pretendem alargar esta cooperação e trazer para o Windows muitos mais títulos, para que os seus futuros tablets possam ter uma componente mais lúdica e quer também alargar estes títulos às restantes plataformas móveis (Windows Phone).
Para além de ser mantida essa experiência de utilização é pretendido que os utilizadores saltem entre plataformas e que continuem os seus jogos, independentemente da plataforma usada, sempre com recurso à sua conta XBox.
A primeira fornada de jogos que foram disponibilizados é composta por 15 títulos. Alguns são bem conhecidos dos utilizadores e outros pertencem às galerias de todos os que usam a XBox.
Naturalmente que nem todos são gratuitos, mas todos estão já disponíveis através da loja de aplicações do Windows 8. Vejam na lista abaixo os jogos que a Microsoft começou já a disponibilizar.
- Toy Soldiers
- 4 Elements: Special Edition
- Hydro Thunder Hurricane
- Rocket Riot 3D
- Reckless Racing Ultimate
- Microsoft Solitaire Collection
- Microsoft Mahjong
- Microsoft Minesweeper
- Taptiles
- Adera
- Pinball FX2
- Wordament
- Gunstringer: Dead Man Running
- Ilomilo+
- Skulls of the Shogun
Todos estes títulos podem ser instalados através da Windows Store e foram criados para serem jogados no Windows 8 e Windows RT, o que abre o leque das máquinas e plataformas onde estes podem ser usados.
A integração do ecossistema Windows continua a ser feita a passos largos e com cada vez mas integrantes, quer no campo dos dispositivos quer no das plataformas que se começam a cruzar.
Vamos em breve ter a integração de muitos mais serviços e plataformas numa única esfera, na qual podemos saltar de plataforma em plataforma e ter acesso aos mesmos serviços e à mesma experiência de utilização sem que para isso tenhamos de reaprender a usar mais sistemas.
É este caminho, o da unificação de serviços e plataformas, o certo para a Microsoft?